Eleições - -
Datafolha: Lula sobe para 48% e Flávio Bolsonaro se mantém nos 43% em simulação de 2º turno
Termômetro da Política
Compartilhe:

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” aponta o presidente Lula (PT) com 48% das intenções de voto no segundo turno, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL). Na pesquisa anterior, de 20 de junho, Lula registrava 47% e Flávio, 43%.

Presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro
Presidente Lula e o senador Flávio Bolsonaro (Fotos: Ricardo Stuckert e Raul Spinassé/Divulgação)

No cenário Lula versus Flávio Bolsonaro, o petista soma 48% (eram 47% em junho, 47% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 45% em abril). O senador aparece com 43% (eram 43% em junho, 43% em 22 de maio, 45% em 16 de maio e 46% em abril). Brancos, nulos ou nenhum totalizam 9% (eram 8% em junho, 9% em 22 e em 16 de maio, 8% em abril e 10% em março). Não sabe ou não respondeu fica em 1% (era 1% em junho, 2% em 22 de maio, 1% em 16 de maio e 1% em abril).

Favorite o Termômetro da Política no Google e acompanhe as notícias mais importantes para o seu dia

O instituto também testou outros confrontos. Diante de Ronaldo Caiado (PSD), Lula tem 47% (eram 27% em junho, 48% em 22 de maio, 46% em 16 de maio e 45% em abril), enquanto o governador de Goiás registra 40% (eram 41% em junho, 39% em 22 e 16 de maio e 42% em abril). Brancos, nulos ou nenhum somam 11% (eram 10% em junho, 11% em 22 de maio, 13% em 16 de maio e 11% em abril). Não sabe ou não respondeu permanece em 2%.

No confronto com Romeu Zema (Novo), Lula aparece com 48% (eram 48% em junho e em 22 de maio, 46% em 16 de maio e 45% em abril). O governador de Minas Gerais tem 40% (eram 39% em junho e em 22 de maio, 40% em 16 de maio e 42% em abril). Brancos, nulos ou nenhum ficam em 10% (eram 11% em junho e em 22 de maio, 13% em 16 de maio e 11% em abril). Não sabe ou não respondeu soma 2%.

Leia também
João Gomes é internado com influenza e esposa revela preocupação: “Está mal demais”

O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 22 e 24 de julho, segundo dados informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado sob o número BR-01166/2026.

A pesquisa é a primeira do instituto depois que os Estados Unidos confirmaram um novo tarifaço sobre produtos brasileiros. O governo americano anunciou em 15 de julho a aplicação de uma taxa de 25% sobre itens que importa do Brasil. A medida entrou em vigor em 22 de julho, mesma data em que a pesquisa começou a coletar respostas.

O tarifaço foi anunciado após viagens de Flávio Bolsonaro aos EUA para tratar do assunto. O presidenciável chegou a se reunir com o presidente Donald Trump na Casa Branca. Flávio ainda enviou uma carta ao governo americano e participou de uma audiência pública no Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR). Nas ocasiões, o senador pediu que a aplicação das tarifas fosse adiada.

Lula reagiu às articulações do adversário e culpou Flávio pelo tarifaço. Para o presidente, as taxas representam um ataque à soberania do Brasil.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: