A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) está conduzindo até esta sexta-feira (23) o processo seletivo inicial para alunos da Rede Municipal de Ensino interessados em estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville (SC). A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a renomada instituição de dança, que teve início em 2003, na primeira gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), e foi retomada em 2021. As provas estão sendo realizadas nas unidades escolares do município, sob coordenação da Defise.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única filial da tradicional academia russa fora do país de origem e oferece formação gratuita em dança clássica. Os alunos selecionados terão a oportunidade de ingressar na instituição, que mantém um rigoroso programa de ensino artístico-profissionalizante.
“A parceria entre João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi é um exemplo de como a arte e a educação podem se unir para transformar vidas. Agradeço a dedicação de todos os envolvidos no projeto, por proporcionar a meninada da nossa rede de ensino essa oportunidade incrível!”, disse com orgulho a secretária da Sedec, América Castro.
Veja também
Governo Trump revoga autorização de Harvard para matricular estudantes internacionais
Participam da seleção as meninas nascidas nos anos de 2015 e 2016 e os meninos nascidos nos anos 2014, 2015 e 2016.
Uma dessas meninas avaliadas é Lays Vitória Barbosa de Aguiar, 9 anos, e o irmão dela Arthur Miguel Barbosa de Aguiar, 8 anos, ambos da Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista, no Colinas do Sul. Em 2024, Lays Vitória chegou a passar dessa primeira etapa e está tentando, mais uma vez, realizar o sonho de ser uma bailarina.
“Eu tenho o sonho de ir para o Bolshoi porque eu quero ser uma menina bailarina. No ano passado não deu, mas estou bastante confiante este ano e sei que vou conseguir. Eu fico em casa dançando, treinando”, disse confiante a aluna.
Nesta primeira fase os alunos são avaliados por professores de Educação Física do Município que foram treinados pelo Bolshoi. Eles observam critérios como flexibilidade, mobilidade, impulsão, entre outros aspectos.
“Eu conversei com meu pai e minha mãe em casa, disse que queria participar da seleção do Bolshoi e eles me apoiaram demais. Fiquei feliz porque eu acho muito legal. Espero que eu seja selecionado”, falou Eduardo Francisco da Silva Junior, 11 anos, também aluno da Escola Raimundo Nonato.
Atualmente, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec, mantém 16 alunos da Rede Municipal de João Pessoa estudando na Escola Bolshoi, em Joinville, com todas as despesas pagas com recursos próprios.
A representante da Escola do Teatro Bolshoi em João Pessoa e coordenadora do processo seletivo da Sedec, Fernanda Albuquerque, falou o que representa mais uma seleção para a vida dessas crianças.
“A gente poder proporcionar um futuro melhor, proporcionar a essas crianças estudarem em uma das melhores escolas de dança do mundo, ter uma educação de primeira qualidade, tendo conhecimento de arte, de cultura, também ao mesmo tempo em paralelo caminhando junto com a questão escolar, para nós é motivo de satisfação, de gratificação e de felicidade”, afirmou com orgulho.
Na próxima semana a Defise irá enviar por 1doc para as escolas com a relação nominal das crianças classificadas para a 2ª fase, que será nos dias 14, 15 e 16 de agosto no Centro Escolar de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi), em Mangabeira
No último dia da 2ª fase também irá acontecer a repescagem para selecionar os participantes que irão viajar para a etapa final, que acontecerá em Joinville no mês de outubro.
Fonte: PMJP