A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza nesta quinta-feira (29), a partir das 16h, no Petit Trianon, a votação para escolher o novo ocupante da Cadeira nº 26, vaga desde o falecimento do acadêmico, advogado e escritor Marcos Vilaça.
Concorrem ao posto os seguintes candidatos: Diego Mendes Sousa, Evandro Aléssio Rodrigues Pereira, José Roberto de Castro Neves, Rodrigo Lacerda e Sivaldo Venerando do Nascimento.
Veja também
Com mais de R$ 2 bilhões em dívidas, Azul formaliza pedido de recuperação judicial nos EUA
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) disponibilizará novamente urnas eletrônicas para a votação. A expectativa é que o processo eleitoral seja concluído em aproximadamente 30 minutos, a menos que seja necessário um segundo turno.
Marcos Vilaça, sétimo ocupante da Cadeira nº 26, foi eleito em 11 de abril de 1985, sucedendo Mauro Mota, e empossado em 2 de julho do mesmo ano pelo acadêmico José Sarney. Ao longo de sua trajetória na ABL, recebeu os acadêmicos Ariano Suassuna, Alberto da Costa e Silva e Marco Maciel. Presidiu a instituição em 2006, 2007, 2010 e 2011. Faleceu em 29 de março de 2025.
Com informações da ABL.