A Prefeitura de João Pessoa está revitalizando sua rede de Cozinhas Comunitárias, fortalecendo o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, cerca de 7 mil refeições são distribuídas por dia, assegurando alimentação e dignidade para a população mais necessitada. Nesta terça-feira (1º), o prefeito Cícero Lucena (PP) inaugurou a nova Cozinha Comunitária do Gervásio Maia – a terceira unidade reformada dentro do plano de modernização da rede. Outras cinco cozinhas estão em obras, incluindo três em construção nos bairros de Mandacaru, Cruz das Armas e Alto do Mateus.
“Isso demonstra o cuidado da nossa gestão. O nosso compromisso de seguir requalificando os equipamentos públicos, que possam melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos a população. São cerca de 7 mil refeições servidas diariamente, contando com as Cozinhas Comunitárias e os dois Restaurantes Populares. E seguimos avançando para garantir mais conforto nesses equipamentos, ampliando essa rede”, afirmou o prefeito.
Veja também
Ninguém torce para quem combina derrota
Além da alimentação, os espaços estão sendo totalmente requalificados para oferecer mais conforto, acolhimento e oportunidades. As cozinhas reformadas passam a contar também com ações de capacitação, por meio da oferta de cursos profissionalizantes, reforçando seu papel social e formativo.
“Trata-se de um equipamento comunitário que vai além do papel de um espaço dedicado à alimentação e segurança alimentar; constitui também um centro de capacitação para a comunidade. Em breve, iniciaremos um curso de capacitação na área de gastronomia, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Norma Gouveia.
Cada Cozinha Comunitária possui capacidade para oferecer 300 refeições, sendo distribuídas 600 por unidade diariamente. “Atualmente, distribuímos diariamente um total de 3.600 refeições nas Cozinhas Comunitárias, somando-se a aproximadamente 3.000 refeições dos Restaurantes Populares. Desta forma, servimos cerca de 7.000 refeições diariamente à população de João Pessoa”, concluiu a secretária.
Em relação as demais cozinhas que estão em obras, três estão sendo construídas do zero e as próximas que serão entregues reformadas são no Timbó, Bela Vista e no Jardim Veneza.
A dona de casa Vera Lúcia agradeceu o cuidado da Prefeitura e disse que o alimento diário significa mais dignidade para centenas de famílias. “Só quem precisa sabe o que uma cozinha dessa representa. Saber que todo dia vai ter aquela refeição, aquele cuidado e o conforto não tem preço”, afirmou.
Ampliação do espaço para atendimento dos beneficiários;
Construção e climatização da sala de corte de proteínas;
Construção de banheiro;
Execução de coberta termoacústica;
Implantação do sistema de refrigeração na cozinha;
Execução de revestimento em banheiros e cozinha;
Pintura em toda edificação;
Execução de piso em granilite;
Execução de piso em concreto nas docas;
Execução de calçada de acesso;
Substituição das esquadrias e implantação de grades;
Instalação de forro em PVC;
Readequação das instalações elétricas;
Readequação das instalações hidrossanitárias.
Fonte: PMJP