O Ministério Público do Trabalho (MPT) iniciou, nesta quarta-feira (2), um procedimento para apurar a morte de um funcionário no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O trabalhador, de 46 anos, faleceu na madrugada do mesmo dia após ser atingido por uma caminhonete na pista principal do terminal, enquanto realizava serviços de manutenção no local.
De acordo com o MPT, outras instituições responsáveis pela proteção laboral, como o Ministério do Trabalho e Emprego e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), já foram comunicadas sobre o ocorrido e estão conduzindo uma vistoria no local nesta quarta-feira.
Veja também
Empresa de serviços financeiros comunica prejuízo milionário após suposto ataque hacker
De acordo com a Polícia Civil, o episódio ocorreu por volta das 2h20. A vítima prestava serviços de manutenção para uma empresa terceirizada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), quando foi atropelada por uma caminhonete durante uma manobra na pista. Segundo o boletim de ocorrência, o condutor da caminhonete, de 48 anos, estava realizando avaliações das condições de atrito da pista e não teria visto a vítima. O caso foi registrado como homicídio culposo pela 4ª Delegacia do Aeroporto de Viracopos.
Por meio de nota, a concessionária ABV lamentou o episódio e confirmou que a morte ocorreu durante as atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens do aeroporto e envolveu um profissional de uma empresa terceirizada. “O acidente foi comunicado à 1h50 e o óbito foi confirmado às 2h03”, informou a concessionária.
Por causa do ocorrido, as operações do aeroporto precisaram ser suspensas temporariamente durante a madrugada, e o aeroporto só pôde ser reaberto às 6h26. “Até o momento, nove voos foram cancelados, e foram registrados 12 atrasos”, disse a concessionária.
A companhia aérea Azul informou que, em razão do fechamento momentâneo do aeroporto, suas operações com origem ou destino ao terminal foram impactadas. “Até o momento, dez voos para Viracopos foram alternados para outros aeroportos. Já cinco voos que decolariam de Campinas e outros cinco com destino ao aeródromo precisaram ser cancelados. Os impactos serão sentidos durante o dia de hoje na operacionalização da malha da companhia, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa”, informou a Azul, que está disponibilizando voos extras para tentar contornar o problema.
Fonte: Agência Brasil