O feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, celebrado nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025, altera o funcionamento de diversos serviços na cidade de São Paulo. Como é comum em datas comemorativas, o rodízio de veículos estará suspenso, permitindo a circulação de carros com placas finais 5 e 6 em qualquer horário no centro expandido. A CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) anunciou mudanças operacionais em algumas linhas devido a obras de modernização, enquanto a SPTrans ajustará itinerários de linhas de ônibus na zona sul, próximo ao parque Ibirapuera, para facilitar o acesso às celebrações.
Muitos serviços públicos operarão em regime de plantão, enquanto outros estarão fechados. Veja abaixo os detalhes do que abre e fecha no feriado:
CPTM e Metrô
No feriado, os intervalos entre os trens da CPTM e do Metrô serão equivalentes aos praticados aos domingos. A CPTM realizará obras de melhoria, afetando algumas linhas. O serviço 710 estará suspenso durante o feriado. Entre 7h30 e o encerramento das operações, os trens da linha 7-Rubi (sentido Jundiaí) partirão da plataforma 8 da estação Palmeiras-Barra Funda, enquanto os da linha 10-Turquesa (sentido Rio Grande da Serra) sairão da plataforma 7. No mesmo período, a estação Água Branca utilizará a plataforma 2 para embarque e desembarque. Entre 9h e 17h, as estações Ribeirão Pires e Guapituba também usarão a plataforma 2 devido à entrega de materiais de via. Na linha 11-Coral, das 4h às 20h, a estação Braz Cubas operará pela plataforma 1 para manutenção da via permanente. Na linha 12-Safira, das 4h até o fim da operação, as estações São Miguel Paulista e Comendador Ermelino utilizarão a plataforma 1 para obras na rede aérea.
Leia também
Terremoto e tsunami: estudo aponta iminente risco na Costa Oeste dos EUA
Bilhetes: Disponíveis via WhatsApp (11 3888-2200), aplicativo TOP, caixas eletrônicos nas estações e pontos de venda físicos. Mais informações em boradetop.com.br.
Bicicletas: Permitidas no último vagão de cada trem, com limite de quatro por viagem, durante todo o feriado.
Pets: Animais de até 10 kg podem ser transportados em caixas adequadas.
Ônibus
A SPTrans informou que, das 5h às 13h, 29 linhas de ônibus terão operação alterada para atender o público na região do Ibirapuera, zona sul, durante as comemorações do 93º aniversário da Revolução Constitucionalista. Postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes funcionarão das 6h às 22h, enquanto os postos Jabaquara, Santana e o Posto Central da SPTrans estarão fechados. A frota municipal será de 6.833 veículos, equivalente a um sábado.
Recarga de Bilhete Único: Pode ser feita por aplicativos credenciados (lista no site da SPTrans). Após a compra, a recarga é realizada em máquinas automáticas ou validadores dentro dos ônibus.
Rodízio veicular
A Prefeitura de São Paulo confirmou a suspensão do rodízio de carros na quarta-feira. Além disso, outras restrições de trânsito, como o rodízio de caminhões, a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões, a Zona de Máxima Restrição aos Fretados e as faixas exclusivas de ônibus, também estarão liberadas.
Sabesp
A maioria dos postos de atendimento presencial estará fechada, exceto as lojas Fácil Bom Clima e Câmara Municipal de Guarulhos, que funcionarão no dia 9 e fecharão no dia 11. Atendimento via WhatsApp (11 3388-8000) e Agência Virtual (0800 055 0195) permanece disponível.
Enel
As lojas da Enel São Paulo estarão fechadas na quarta-feira, retomando o atendimento na quinta-feira, 10. A Central de Atendimento (0800 72 72 120) funcionará 24 horas. Clientes podem usar a Agência Virtual, o aplicativo Enel SP (disponível para iOS e Android) ou o WhatsApp (21 99601-9608).
Saúde
Hospitais estaduais manterão atendimento normal em emergências, internações e centros cirúrgicos. Hospitais municipais, incluindo AMAs e AMAs/UBSs Integradas, funcionarão normalmente, com as UBSs atendendo apenas para vacinação contra gripe, Covid-19 e multivacinação.
Pró-Sangue: Postos Clínicas e Osasco abertos das 8h às 16h; Mandaqui, Barueri e Dante Pazzanese fechados.
Farmácias de Medicamentos Especializados: Apenas a unidade Tenente Pena funcionará; as demais estarão fechadas.
Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs): Fechados.
Poupatempo
Todos os 245 postos estarão fechados no feriado, com atendimento presencial retomado na quinta-feira, 10, mediante agendamento prévio. Canais digitais, com cerca de 3.700 serviços, estão disponíveis via portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR e 900 totens de autoatendimento em 642 municípios.
Parques de São Paulo
Parques estaduais operarão normalmente. Parques municipais e planetários estarão abertos, mas a Divisão da Fauna Silvestre terá horário reduzido. Viveiros Municipais e a Umapaz estarão fechados. O Minhocão funcionará como parque das 7h às 21h45, e as avenidas Paulista e Liberdade estarão abertas a pedestres das 9h às 16h. Centros esportivos seguirão os horários habituais de feriado.
Programa Bom Prato
Unidades 25 de Março, Brás, Limão, Refeitório Mauá e São Mateus estarão abertas no feriado. Na quinta-feira, 10, todas as unidades retomam o funcionamento normal.
Defesa Civil do Estado
Disponível via Centro de Gerenciamento de Emergências (11 2193-8888), 199 (emergências) ou e-mail (defesacivil@sp.gov.br).
Cultura
Equipamentos culturais da Prefeitura terão funcionamento alterado (confira detalhes no site). Os 60 CEUs estarão abertos das 8h às 18h, com atividades esportivas, culturais e recreativas.
Bibliotecas: Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) abertas das 9h30 às 18h30.
Museus na capital: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade (10h às 17h30, permanência até 18h); Museu Afro Brasil (10h às 17h); Memorial da Resistência (10h às 18h, entrada até 17h); Museu Catavento (9h às 17h, bilheteria até 16h); Museu da Imigração (9h às 17h, permanência até 18h); Museu do Futebol (9h às 18h, bilheteria até 17h); Museu da Diversidade Sexual (10h às 18h, bilheteria até 17h30); Museu da Língua Portuguesa (9h às 18h, bilheteria até 16h30); Museu das Culturas Indígenas (9h às 20h); Museu de Arte Sacra (9h às 17h); Pinacoteca (Luz, Contemporânea e Estação, 10h às 17h, permanência até 17h); Museu das Favelas (10h às 17h, permanência até 18h).
Museus no interior: Casa de Portinari (9h às 20h); Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro (9h às 18h); Museu H. P. Índia Vanuíre (9h às 18h); Museu do Café (9h às 18h, bilheteria até 17h).
Escolas: São Paulo Cia de Dança e São Paulo Escola de Dança (9h30 às 21h); Edifício Oswald de Andrade (9h às 18h); Conservatório de Tatuí e SP Escola de Teatro fechados.
Salas de concerto: Sala São Paulo aberta, com recital do 55º Festival de Inverno de Campos do Jordão às 18h; Teatro Procópio Ferreira/Tatuí fechado.
Fábricas de Cultura: Setor A (Zona Leste, São Bernardo do Campo e Santos) aberto das 9h às 18h; Setor B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape) fechado.
Direitos da Pessoa com Deficiência
Os 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEI), os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) em delegacias e o Museu da Inclusão estarão fechados, retomando atividades na quinta-feira, 10. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro também estará fechado. O serviço de Interpretação de Libras nas delegacias e no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR funcionará normalmente.
Fazenda
As unidades da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) estarão fechadas no feriado, com retomada na quinta-feira, 10.
Direitos Humanos
Abertos: Casa da Mulher Brasileira (24 horas); Conselhos Tutelares (plantão via celulares de apoio); Estação Cidadania (7h às 19h, apenas alimentação e banho); Pessoas Desaparecidas (plantão via WhatsApp 11 97549-9770).
Fechados: Centros de Referência e Cidadania da Mulher, Centros de Defesa e Convivência da Mulher, Postos Avançados de Atendimento à Mulher (Metrô Santa Cecília, Estação da Luz e Terminal Sacomã), Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial, Centros de Cidadania LGBTI, Unidades Móveis LGBTI, Polo Cultural da Terceira Idade, Centro de Desenvolvimento para Promoção do Envelhecimento Saudável (CEDPES), Centro de Referência de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Posto Avançado de Direitos Humanos da Pessoa Idosa, Posto Avançado de Pessoas Desaparecidas, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI Oriana Jara), Unidade Móvel, Ouvidoria de Direitos Humanos, Núcleos de Direitos Humanos, Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifran).
Assistência Social
Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para População em Situação de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva, Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola, Centro Dia para Pessoa com Deficiência (CDPCD), Sedes do programa Família Acolhedora.
Subprefeituras
As 32 subprefeituras estarão fechadas.
Ecopontos
Funcionamento das 6h às 18h.
Pátios de Compostagem
Funcionamento das 6h às 22h.
Com informações da Folha de S.Paulo.