Geral - -
Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é declarado Patrimônio Mundial Natural pela Unesco
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado em Minas Gerais, recebeu o título de Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O anúncio foi feito neste domingo (13), durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial, em Paris.

Parque Cavernas do Peruaçu abriga mais de 200 cavernas mapeadas, sítios arqueológicos com registros de ocupação humana de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma rica biodiversidade
Parque Cavernas do Peruaçu abriga mais de 200 cavernas mapeadas, sítios arqueológicos com registros de ocupação humana de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma rica biodiversidade (Foto: Divulgação/ICMBio)

Criado em 1999, o parque abrange uma área de 56.448 hectares, englobando os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões, no norte mineiro. O local abriga mais de 200 cavernas mapeadas, sítios arqueológicos com registros de ocupação humana de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma rica biodiversidade, que reúne espécies características da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Leia também
Após ameaçar Brasil, Canadá e Japão, Trump amplia guerra comercial com novas tarifas contra UE e México

“O título consagra o Peruaçu como um sítio de valor universal excepcional, pela sua combinação singular de relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística”, celebrou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ao destacar o “esforço cotidiano” das comunidades locais e equipe do instituto na proteção da biodiversidade brasileira.

“A conquista é fruto da atuação do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do ICMBio e do Itamaraty, com o apoio de parlamentares, academia, sociedade civil e comunidade local, sobretudo o povo indígena Xakriabá que, com seus modos de vida e saberes tradicionais, protege historicamente o local”, disse instituto, em comunicado.

“O reconhecimento também abre novas oportunidades para o ecoturismo, a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades do entorno, especialmente por meio do fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária”, explicou o ICMBio.

Esse é o primeiro sítio do Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais. No Brasil, a lista inclui, agora, nove sítios, que abrangem dezenas de unidades de conservação de beleza natural excepcional, como o Parque Nacional de Iguaçu, as Reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, as Ilhas Atlânticas Brasileiras (Fernando de Noronha e Atol das Rocas) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O local é aberto à visitação. As informações sobre os atrativos estão no site do ICMBio.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe: