O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira (14) as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que também vem sendo chamada informalmente de “CNU dos professores”. Os interessados têm até 25 de julho para se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND. Durante esse período, também é possível solicitar atendimento especializado e uso de nome social.
Na mesma data, o Inep divulgou os resultados dos recursos relacionados aos pedidos de isenção da taxa de inscrição. O órgão informou que os estudantes habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 por suas instituições devem acessar o sistema, preencher as informações solicitadas e confirmar sua participação.
Leia também
Inscrições para o Fies do 2º semestre começam nesta segunda; saiba como ter acesso
A PND está aberta não apenas aos concluintes do Enade 2025, mas também a todos os profissionais formados em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios que utilizem o resultado da avaliação como etapa de seleção.
Criada para melhorar a qualidade da formação docente, estimular a realização de concursos públicos e aumentar o número de professores qualificados nas redes públicas, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil. Esta iniciativa reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica, além de incentivos à carreira docente. As provas serão aplicadas no dia 26 de outubro em todo o país.
As diretrizes da avaliação estão estabelecidas na Portaria n.º 399/2025, que define as regras e procedimentos para sua realização. A prova seguirá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade para Licenciaturas, que desde 2024 tem foco específico nos cursos de formação de professores. A PND será realizada anualmente e destinada exclusivamente a licenciados.
Instituído pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil foi criado em reconhecimento ao papel fundamental dos docentes no processo de aprendizagem e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de profissionais na rede pública e valorizar a carreira do magistério, oferecendo recursos e oportunidades de desenvolvimento contínuo.
Além da PND, o programa inclui outras ações como a Bolsa Mais Professores, o Pé-de-Meia Licenciaturas e o Portal de Formação, além de parcerias com bancos públicos e outros ministérios para implementar medidas de valorização profissional. A meta é atender 2,3 milhões de professores em todo o território nacional, promovendo melhorias na qualidade da educação básica.
Com informações do Inep, o governo federal reforça seu compromisso com a valorização dos professores e a melhoria da educação no país através dessas iniciativas integradas.
Acesse o edital da PND
Acesse o Sistema PND
Saiba mais sobre a PND
Conheça o Mais Professores
Fonte: Inep