Geral - -
Usiminas manifesta pesar pela morte do ex-presidente Sérgio Leite
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Usiminas expressou seu pesar pelo falecimento do ex-presidente executivo Sérgio Leite, que liderou a companhia entre 2016 e 2022 e atuava, até então, como vice-presidente de Assuntos Estratégicos. Ele também presidia o Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Sérgio Leite também integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais
Sérgio Leite também integrava o Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Foto: Divulgação)

“Sergio deixa um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele”, declarou o atual presidente, Marcelo Chara.

Leia também
Juíza Angélica Chamon Layoun perde emprego por copiar decisões em mais de 2 mil processos no RS

Leite assumiu o comando da empresa – uma das maiores produtoras de aços planos do Brasil – durante um dos períodos mais críticos da história econômica do país, do setor siderúrgico e da própria Usiminas. Em 2016, diante de uma grave crise financeira, a siderúrgica foi obrigada a encerrar as atividades de sua usina de Cubatão (SP), mantendo apenas a laminação. Atualmente, a Usiminas está sob controle do grupo ítalo-argentino Ternium, com participação acionária da japonesa Nippon Steel e do fundo de previdência da empresa. Suas operações concentram-se na usina de Ipatinga, inaugurada no final dos anos 1950 no Vale do Aço mineiro, além de unidades de mineração, distribuição e beneficiamento de aço em diversos estados.

Trajetória de quase cinco décadas na empresa

Sérgio Leite dedicou 49 anos à Usiminas, ingressando em 1976, mesmo ano em que se formou em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Com ampla especialização, ele era mestre em Engenharia Metalúrgica pela UFMG e possuía certificações como engenheiro e auditor da qualidade, concedidas pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ).

Em maio deste ano, assumiu a presidência do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). Recentemente, em uma publicação no LinkedIn, Leite demonstrou orgulho ao ver seu filho, Sérgio Leite de Andrade Filho, seguir como empreendedor com a criação da SLA Consulting, empresa especializada em consultoria, assessoria e treinamento em gestão.

Com informações do portal IstoÉ Dinheiro.

Compartilhe:
Palavras-chave
sérgio leiteusiminas