Geral - -
João Pessoa avança cinco colocações no ranking nacional de alfabetização de alunos do 2º ano, aponta MEC
Termômetro da Política
Compartilhe:

Mais de 55% das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental na Rede Municipal de João Pessoa estão alfabetizadas na idade adequada. Os números, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), são referentes à avaliação nacional de 2024 e ultrapassam a meta estabelecida pelo governo federal, que era de 52%. A medição integra o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), ferramenta utilizada para avaliar o nível de alfabetização dos estudantes brasileiros.

Avanço percentual de João Pessoa foi maior que o registrado no estado da Paraíba
Avanço percentual de João Pessoa foi maior que o registrado no estado da Paraíba (Foto: Divulgação/PMJP)

João Pessoa registrou um crescimento de 9,2 pontos percentuais no índice de alfabetização na idade correta, elevando-se cinco posições no ranking das capitais. O município passou de 46,7% em 2023 para 55,9% em 2024, saindo da 15ª para a 10ª posição entre as cidades brasileiras. No Nordeste, a capital paraibana ocupa agora o 4º lugar.

O avanço percentual de João Pessoa foi maior que o registrado no estado da Paraíba, que teve crescimento de 5 pontos percentuais, e também acima da média nacional, que ficou em 3,3 pontos percentuais.

Leia também
Alegações finais: PGR pede condenação de Bolsonaro e mais sete réus por crime de golpe de Estado

João Pessoa também apresentou um avanço significativo em fluência leitora, de acordo com a avaliação estadual do Sistema de Avaliação da Educação (SIAVE), aplicada em 2024 no âmbito do programa Alfabetiza Mais Paraíba. A porcentagem de estudantes do 2º ano que atingiram os níveis desejáveis de fluência passou de 46% em 2023 para 65% em 2024 — um salto de 19 pontos percentuais. A avaliação envolveu 4.807 estudantes da Rede Municipal.

Com esse desempenho, João Pessoa figura entre as 10 capitais com melhor índice de alfabetização infantil do Brasil, subindo duas posições no ranking nacional e consolidando sua evolução no cenário educacional brasileiro.

Para a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), América Castro, o resultado é fruto de um esforço coletivo. “Este importante resultado reflete o compromisso coletivo com uma educação pública de qualidade e com o direito de cada criança à aprendizagem: a ler e a escrever na idade certa. Reconhecemos e agradecemos o trabalho incansável dos professores e professoras, das equipes gestoras, dos especialistas, dos técnicos da Sedec e de todos que constroem, diariamente, uma educação comprometida com a aprendizagem”, disse secretária.

América Castro ainda destacou a participação das famílias no processo de aprendizagem e nos avanços alcançados. “Estendemos, ainda, nosso agradecimento às famílias dos estudantes de nossa Rede de Ensino, as quais são parceiras fundamentais neste processo. A conquista é significativa, mas o compromisso continua: vamos seguir investindo. Essa meninada merece!”, concluiu.

Fonte: PMJP

Compartilhe: