Geral - -
Prefeito de João Pessoa discute transparência e gestão preventiva com presidente do TCE-PB
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em busca de alinhar as ações municipais com as exigências legais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), reuniu-se nesta terça-feira (29) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Fábio Nogueira. O encontro, realizado na sede do órgão no bairro de Jaguaribe, teve como foco principal o fortalecimento das medidas preventivas e a garantia de transparência na administração pública municipal.

“Acreditamos que o diálogo com o Tribunal de Contas é essencial para priorizar ações preventivas em vez de medidas punitivas”, disse Cícero (à esquerda) (Foto: Divulgação/PMJP)

“Para esta administração, a reunião com o Tribunal de Contas do Estado é fundamental. A visita, inicialmente de cortesia ao presidente Fábio, com quem ainda não havia tido a oportunidade de me encontrar, visa fortalecer a colaboração entre as duas instituições, promovendo uma gestão eficiente, transparente e em prol do bem público no município de João Pessoa”, destacou o prefeito.

Leia também
Lula veta redução de pena para lavagem de dinheiro e sanciona lei que aumenta punição por furto de cabos

As orientações do Tribunal de Contas do Estado norteiam as ações da Prefeitura em todas as áreas — desde a contratação de pessoal, aquisição de equipamentos e prestação de serviços, até os investimentos em obras. Somente na área de Infraestrutura, o volume de recursos ultrapassa R$ 1 bilhão desde 2021, somando obras já executadas, licitadas, contratadas ou com ordens de serviço assinadas.

“Acreditamos que o diálogo com o Tribunal de Contas é essencial para priorizar ações preventivas em vez de medidas punitivas. Ao debater e discutir questões, otimizamos a aplicação dos recursos públicos, garantindo que os objetivos sejam alcançados”, concluiu Cícero Lucena após a reunião.

O secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão, ressaltou que a orientação do Tribunal é fundamental para aprimorar o cumprimento das exigências legais por parte da administração pública, minimizando erros e otimizando os procedimentos. Ele também destacou a importância do encontro para apresentar as dificuldades enfrentadas com empresas que não cumprem suas obrigações contratuais, bem como as medidas que a Prefeitura tem adotado, incluindo a aplicação de penalidades, a fim de evitar prejuízos à população.

“A legislação atual restringe o período de punição a dois anos, o que permite que empresas penalizadas em 2021 e 2022 voltem a participar de licitações e a obter contratos. Informamos ao presidente Fábio Nogueira sobre essa situação. A conversa foi muito proveitosa, e daremos seguimento integral às recomendações do Tribunal”, disse Rubens Falcão.

Também acompanharam o prefeito na reunião o procurador-geral do Município, Bruno Nóbrega, e o secretário executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira.

Fonte: PMJP

Compartilhe: