Geral - -
Cícero comemora sucesso da Maratona Internacional de João Pessoa, com mais de seis mil corredores
Termômetro da Política
Compartilhe:

O prefeito Cícero Lucena (PP) enalteceu a expansão da Maratona Internacional de João Pessoa, que neste ano conta com mais de seis mil atletas e se consolida cada vez mais entre as principais corridas do planeta. Neste sábado (2), foram realizadas as provas de 10 e 21 quilômetros, enquanto os trajetos de 5km e 42km acontecem neste domingo (3). A cantora Renata Arruda trouxe animação aos participantes com um aquecimento musical.

Maratona Internacional de João Pessoa possui o Selo Ouro — certificação concedida às provas de mais alto nível no mundo, dada pela Confederação Brasileira de Atletismo e pela World Athletics (Foto: Divulgação/PMJP)

O ponto de largada e chegada está localizado no Centro de Convenções, em Jacarapé. Segundo o prefeito, a excelência na organização, a infraestrutura adequada e o momento de protagonismo vivido por João Pessoa impulsionam a competição, que também funciona como classificatória para as maiores maratonas globais. O prefeito completou o percurso de 10km em 1h09min.

“A maratona cresce cada vez mais. Tanto que, este ano, dividimos o evento em dois dias – com o desafio de hoje da meia maratona e de 10 quilômetros. Amanhã teremos os percursos de cinco quilômetros e a maratona com 42km. Corri 10km neste sábado e, amanhã, farei os 5km. No próximo ano, quero fazer o desafio da meia maratona e os 10km”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB).

Leia também
Ministro do Turismo assegura preços acessíveis para hospedagem durante a COP30 em Belém

Após a largada no Centro de Convenções, os atletas percorreram a PB-008 (Penha e Seixas), a Avenida Panorâmica (Altiplano) e a Avenida Cabo Branco (Cabo Branco), com retorno em frente ao Sesc Cabo Branco, seguindo o percurso inverso até o ponto de chegada. A Semob-JP mobilizou 120 agentes de mobilidade, 45 viaturas, além das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT), para garantir a segurança do evento.

Selo Ouro

A Maratona Internacional de João Pessoa possui o Selo Ouro — certificação concedida às provas de mais alto nível no mundo, mediante avaliação e homologação da Confederação Brasileira de Atletismo e da World Athletics, entidade que rege o atletismo mundial.

“É preciso cumprir diversos requisitos, como a realização de testes antidoping, a montagem de um hospital de campanha na área do evento e a cobertura de hidratação ao longo do percurso. Eventos com Selo Ouro exigem uma infraestrutura de grande porte para atender às normas internacionais”, explicou Juliano Sucupira, secretário executivo de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa.

Entre os participantes, Jéssica de Souza, que completou o percurso de 10 quilômetros, elogiou a organização da prova. “Dá gosto participar de um evento tão grande e com tanta estrutura. Sou amante das corridas e participo de quase todas. A Maratona Internacional de João Pessoa é, sem dúvidas, a mais importante e mais organizada”, destacou a corredora.

Vencedores:

10 km elite – No feminino, a vitória ficou com Ruth Kiprono com o tempo de 38min46seg. Logo atrás chegou Fernanda Pereira da Silva marcando 39m03s, seguida de Alice Maria Lins Costa que marcou o tempo 39m09s.

No masculino, o primeiro lugar ficou Rafael Almeida Silvestre com o tempo de 30m36s. Em segundo lugar foi André Nascimento da Silva que finalizou o percurso em 31m48s. Terceiro lugar foi Romildo Oliveira Cavalcanti com a marca de 31m53s.

10 km geral – Ana Michelle Farias chegou em primeiro com o tempo de 44m29s. Logo atrás chegou Ariane Padovan Cason marcando 46m17s. Tatiane Ataide da Luz chegou em terceiro com o tempo de 46m31s.

Com o relógio marcando 33m55s, Stanley de Lima conquistou o primeiro lugar no masculino. Expedito Selton Santos Silva ficou com segundo com a marca de 34m04s, seguido de Reginaldo Fernandes da Cunha que marcou 35m08s.

Meia maratona – Na prova de 21 km elite feminino, a vencedora foi Vanicleia Moura dos Santos com a marca de 1h25m36s. Minutos após quem cruzou a linha de chegada foi Raimunda Jesus dos Santos Lima com o tempo de 1h28m33s. Na sequência foi a vez de Fernanda da Silva Oliveira, 1h32m45s.

No masculino, em uma chegada apertada, a vitória ficou com Giovani dos Santos com o tempo de 1h08m46s. Colado com ele chegou Joilson Bernardo da Silva com a marca de 1h08m57s. A terceira colocação ficou com Thiago dos Santos Costa marcando 1h11m37s.

Meia maratona geral

No feminino, a vitória ficou com Natália Herculano Lima com o relógio marcando 1h39m58s. Amanda F. Sales marcou o segundo melhor tempo, 1h40m20s. Na sequência chegou Cláudia Antônia Batista com o tempo de 1h44m46s.

Caio Felipe Silva dos Santos marcou o melhor tempo no masculino, 1h18m18s. Em segundo lugar ficou José Reinaldo de Liro Júnior com o tempo 1h21m26s. O terceiro a cruzar a linha de chegada marcando 1h24m05s foi Elinaldo Gomes Lima.

Coleta Seletiva

Nos dois dias de realização da Maratona Internacional de João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) montou uma Central de Reciclagem para coletar as garrafas de água e isotônicos consumidos pelos atletas. Durante o evento, a Emlur está com 8 pontos de coleta, 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), 32 agentes da coleta seletiva e distribuição de sacos ao longo de todo o percurso. A Emlur também disponibilizou uma turma de 16 agentes de limpeza para as atividades de coleta e varrição.

A diretora de Educação Ambiental, Kênia Chaves, falou sobre a importância do serviço de coleta seletiva na competição, dentro das atividades do projeto Recicla João Pessoa. “Emlur e Ministério Público da Paraíba estão juntos nesta parceria com o Programa Recicla João Pessoa. Estamos trazendo a coleta seletiva na Maratona Internacional de João Pessoa a fim de conscientizar a todos da importância deste trabalho para nossa cidade. Além da conscientização acerca da separação dos resíduos para terem o destino correto, também é relevante mostrar para a população o belíssimo trabalho dos catadores”, relatou.

O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, também está se apresentando nos dias da Maratona para animar os competidores e o público que vai acompanhar a prova esportiva. O objetivo é levar a mensagem da separação de resíduos adequada em prol da sustentabilidade. O Baticumlata produz sua música utilizando materiais reaproveitáveis de plástico e metal como instrumentos musicais.

Fonte: PMJP

Compartilhe: