Geral - -
Isabel Veloso banida do Instagram: por que a Meta desativa contas e como agir nesses casos?
Termômetro da Política
Compartilhe:

A influenciadora Isabel Veloso, reconhecida por relatar sua luta contra o câncer nas redes sociais, foi banida do Instagram. Ela teve teve seu perfil desativado na rede social digital, o que gerou revolta entre seus seguidores.

“Eu não sei o porquê disso, ou o que de fato aconteceu”, declarou Isabel Veloso
“Eu não sei o porquê disso, ou o que de fato aconteceu”, declarou Isabel Veloso (Foto: Reprodução/Instagram)

“Eu não sei o porquê disso, ou o que de fato aconteceu”, declarou Isabel Veloso em sua conta secundária. De acordo com a influenciadora, o Instagram detectou um “login estranho” em seu perfil, realizado por alguém de sua confiança.

“Independente do que aconteceu, a justiça será feita”, afirmou ela, destacando que planeja recorrer à Justiça para recuperar a conta, que contava com 3,3 milhões de seguidores.

Leia também
Conheça Felca, o influenciador que acusou Hytalo Santos em vídeo viral

A BBC News Brasil entrou em contato com o Instagram em busca de esclarecimentos sobre o ocorrido, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.

Veloso utiliza as redes sociais para compartilhar sua experiência com o tratamento de um linfoma de Hodgkin. Desde dezembro, quando se tornou mãe de seu primeiro filho, ela também passou a publicar sobre os desafios da maternidade.

Quando uma conta pode ser desativada?

O Instagram pode desabilitar perfis que descumprem os termos de uso da plataforma.

Publicações com nudez, discurso de ódio, violência, assédio, bullying, spam, conteúdos enganosos ou informações falsas são passíveis de punição. O uso indevido de imagens, vídeos ou músicas protegidos por direitos autorais também constitui uma infração.

Outras práticas que podem levar à desativação incluem o uso de ferramentas automatizadas, como robôs, tentativas de se passar por outra pessoa ou organização e a utilização de contas por menores de idade.

Conforme a Meta, empresa que gerencia o Instagram, essas regras se aplicam globalmente a todos os usuários e a qualquer tipo de conteúdo, incluindo aqueles produzidos por inteligência artificial.

Denúncias de outros usuários podem desencadear investigações sobre possíveis violações. Caso o usuário não receba uma notificação específica sobre a desativação, o problema pode estar relacionado a falhas no login.

No caso de Isabel Veloso, a razão da desabilitação não foi esclarecida. Uma captura de tela compartilhada pela influenciadora mostra uma mensagem do Instagram indicando apenas que “a conta (ou a atividade nela) não segue os Padrões da Comunidade” da plataforma.

O que fazer?

Segundo a Meta, usuários que acreditam que sua conta foi desativada por engano podem solicitar uma revisão da decisão.

Para isso, a plataforma orienta abrir o aplicativo, inserir nome de usuário e senha e seguir as instruções exibidas na tela.

A Meta também alerta que usuários banidos por descumprir as regras que criarem novas contas podem ter esses perfis desativados novamente.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: