No próximo domingo, 10 de agosto de 2025, o Brasil celebra o Dia dos Pais, uma data dedicada a homenagear figuras paternas com gestos de carinho, reuniões familiares e troca de presentes. Comemorada tradicionalmente no segundo domingo de agosto, a data tem raízes históricas e comerciais, tanto no Brasil quanto no mundo, e movimenta significativamente o comércio nacional. Este ano, a expectativa é de um aquecimento expressivo nas vendas, com consumidores buscando presentes que vão desde vestuário até itens tecnológicos.
No Brasil, o Dia dos Pais foi instituído em 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo. A proposta surgiu com o objetivo de criar uma celebração semelhante ao Dia das Mães, combinando um apelo social de reconhecimento aos pais com uma estratégia comercial para impulsionar as vendas no segundo semestre. Inicialmente, a data foi marcada para 16 de agosto, coincidindo com o dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus, figura simbólica na tradição católica. “O dia dos pais, assim como o das mães e das crianças, está profundamente ligada ao mundo capitalista e dos negócios. Não se trata de demonizar isso, mas de entender a arte como uma ação de marketing que pode também potencializar relações estremecidas e gerar aproximações não só pela entrega de presentes, mas principalmente pelos momentos de convívio que a data propicia”, comenta o crítico de arte Oscar D’Ambrosio.
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Nos anos seguintes, a celebração foi transferida para o segundo domingo de agosto, em analogia ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, facilitando a organização de eventos familiares e promoções comerciais. A recepção foi tão positiva que a data se consolidou nacionalmente, tornando-se uma das mais importantes do calendário brasileiro.
A origem da homenagem aos pais, no entanto, é mais antiga. Há registros de celebrações paternas na Babilônia, há cerca de 4 mil anos, quando Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, teria esculpido um cartão em argila para seu pai, desejando-lhe saúde e felicidade. Nos tempos modernos, a data ganhou destaque nos Estados Unidos, por iniciativa de Sonora Louise Smart Dodd, que, em 1909, propôs homenagear seu pai, William Jackson Smart, um veterano da Guerra Civil que criou seis filhos sozinho. A primeira celebração ocorreu em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington, no aniversário de seu pai. “A ideia de reverenciar o pai, porém, é ancestral. Trata-se de uma forma de cada um buscar retomar as próprias origens, encontrando nelas, muitas vezes, a própria razão de existir”, destaca D’Ambrosio. A data foi oficializada nos EUA em 1972, pelo presidente Richard Nixon, fixada no terceiro domingo de junho.
A data do Dia dos Pais varia globalmente, refletindo tradições culturais e religiosas. Nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Japão, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia, Paraguai e Venezuela, a celebração ocorre no terceiro domingo de junho, seguindo o modelo americano. Já em países de forte tradição católica, como Portugal, Espanha, Itália, Bolívia e Angola, a data é comemorada em 19 de março, Dia de São José, considerado o pai terreno de Jesus. “Vincular o dia dos pais aos personagens bíblicos, como Joaquim pai de Maria, ou José, pai de Jesus, traz uma conotação cristã que afasta a celebração da data de outras crenças. Especificamente no caso de José existe ainda a complexa questão de ele não ser o pai biológico de Jesus, mas de ter aceito a gravidez de Maria, gerada pelo Espírito Santo, como um ato de fé no pode de Deus sobre a Humanidade”, explica D’Ambrosio.
Outros países seguem tradições próprias. Na Rússia, os pais são homenageados em 23 de fevereiro, no Dia do Defensor da Pátria, uma data que celebra os homens em geral. Na Alemanha, a comemoração ocorre 39 dias após a Páscoa, no Dia da Ascensão, enquanto na Austrália e na Nova Zelândia, a data é marcada no primeiro domingo de setembro.
Além de fortalecer laços familiares, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, preenchendo um espaço no calendário entre o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças. Em 2025, a expectativa é que a data movimente cerca de R$ 27,13 bilhões no setor de comércio e serviços, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Aproximadamente 65% dos consumidores, equivalente a 106,3 milhões de pessoas nas capitais brasileiras, planejam comprar presentes.
Os itens mais procurados incluem vestuário (44%), perfumes e cosméticos (34%), calçados (31%) e acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios (18%). As principais motivações para presentear são demonstrar carinho e reconhecer o esforço dos pais (37%), considerar o gesto uma forma importante de expressar afeto (30%) e o hábito de presentear pessoas queridas (25%). “A data logo caiu nas graças dos comerciantes, que ganharam no mês de agosto um período para aquecer as vendas num espaço que era vago do calendário comercial, entre o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças”, destaca a Fecomercio.
Na rede social digital X, a data tem gerado comentários que reforçam sua importância. Usuários como @folhadaterraofc destacaram a origem comercial da celebração: “Tradicionalmente comemorado no segundo domingo de agosto, o ‘Dia dos Pais’ é celebrado neste domingo (10). A data foi criada em 1953 para movimentar uma campanha comercial produzida por um jornal, chamada ‘Dia do Papai’.” Já @SucessoNoticias reforçou a tradição: “Dia dos pais é comemorado no Brasil desde 1953 mas nem sempre foi no segundo domingo de agosto.”
O Dia dos Pais, portanto, une celebração afetiva e impacto econômico, consolidando-se como uma data que vai além do comércio, promovendo momentos de conexão entre pais e filhos no Brasil e no mundo.