Geral - -
Alerta máximo: João Pessoa enfrenta chuvas intensas com 212,6 mm em 24 horas, 60% acima da média de agosto
Termômetro da Política
Compartilhe:

João Pessoa registrou, até as 17h desta sexta-feira (15), um volume de chuvas de 212,6 milímetros em 24 horas, superando em 60% a média histórica para todo o mês de agosto, que é de 133,7 milímetros, segundo a Defesa Civil Municipal. O cenário levou a Prefeitura a mobilizar uma força-tarefa com equipes de todos os setores para atender a população e minimizar os impactos. O prefeito Cícero Lucena (PP) destacou que a última chuva significativa na capital ocorreu em 2023, com 189 milímetros em 24 horas, e assegurou que os órgãos da Defesa Civil estão em alerta para garantir a segurança dos moradores.

Centro Operacional de Trânsito e Transportes é utilizado para monitorar diversas áreas e pontos críticos na capital (Foto: Divulgação/PMJP)

“A Prefeitura de João Pessoa está em alerta máximo, com as equipes nas ruas desde as primeiras horas desta sexta-feira e de prontidão para as próximas horas. A Seinfra atua nos pontos mais críticos reforçando as ações de manutenção na rede de drenagem, a Semob organiza o trânsito e a Defesa Civil monitora as áreas de risco”, afirmou Cícero, que também fez um apelo à população: “Evite sair de casa nesse momento e redobre sua atenção no trânsito. Em caso de necessidade, acione nossas equipes que estamos agindo o mais rápido possível para enfrentar esse período”.

Leia também
Padilha condena cancelamento de vistos de esposa e filha e critica articulação de Eduardo Bolsonaro nos EUA

Ações emergenciais e orientações

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Kelson Chaves, alertou os moradores de áreas ribeirinhas para que fiquem atentos a qualquer anormalidade, já que a previsão indica intensificação das chuvas até sábado. “ Nós estamos trabalhando em parceria com todos os órgãos que possam responder as demandas da cidade, como limpeza, infraestrutura, desobstrução de galerias e trânsito. A previsão é que a chuva ainda se intensifique até este sábado e nossa orientação é para que as pessoas que moram em comunidades ribeirinhas fiquem atentas e ao perceber qualquer anormalidade entrem em contato com a Defesa Civil para que nossas equipes possam se antecipar. Estamos de prontidão e prontos para atender aos chamados”, enfatizou.

A Defesa Civil opera 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados, e pode ser acionada pelo WhatsApp (98831-6885), telefone 199 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, disponível gratuitamente na Play Store e AppStore.

Impactos no trânsito

As chuvas causaram transtornos no trânsito, com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) interditando 100% da Avenida Cabo Branco devido a um deslizamento de barreira e parcialmente um trecho da Avenida Epitácio Pessoa (sentido Centro/Praia), onde um muro desmoronou próximo ao cruzamento com a Rua Hilda Coutinho Lucena, em Miramar. Outras vias, como Sanhauá, Sérgio Guerra (Bancários), Pedro II x Coremas, Valdemar Naziazeno e Coronel Augusto F. Maia, tiveram o tráfego comprometido pelo acúmulo de água, assim como as ladeiras do Cuiá e Valentina Figueiredo. A Semob-JP mantém equipes de plantão e orienta a população a entrar em contato pelo telefone (3213-7188) ou WhatsApp (83 98760-2134) em caso de emergências, alertando também contra a disseminação de notícias falsas sobre trânsito e transporte.

Manutenção e limpeza

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) realizou serviços de desobstrução e limpeza de galerias em bairros como Centro, Varadouro, Torre, Cristo, Mangabeira, Valentina Figueiredo, Geisel, Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Bessa. A Seinfra destacou que o descarte correto de lixo é essencial para evitar obstruções na rede de drenagem, que causam alagamentos em dias de chuva intensa. A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também mantém ações de conservação, com equipes prontas para remover entulhos e resíduos decorrentes das chuvas, apoiando a Defesa Civil. A população pode solicitar serviços da Emlur pelos telefones (83) 3213-4237, 3213-4238 e 3213-4240 ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e pela plataforma Prefeitura Conectada.

Queda de árvores e assistência social

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) atuou na desobstrução de vias devido à queda de árvores na Rua do Sol, em Miramar, e no bairro do Cabo Branco. Denúncias de quedas de árvores podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente (Semam) pelo Disque Denúncia (3218-9208, também WhatsApp) ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão em regime de plantão para atender às demandas da população dentro dos protocolos de assistência em períodos de chuvas.

Fonte: PMJP

Compartilhe: