Um trágico acidente aéreo ocorrido na tarde desse domingo (17) em Bom Retiro, na Serra Catarinense, resultou na morte do piloto José Germano Luchmann, de 61 anos, e deixou uma passageira de 49 anos gravemente ferida. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira, anunciou que a perícia para apurar as circunstâncias da queda do avião de pequeno porte terá início ainda nesta segunda-feira (18).
O avião decolou de uma pista particular na propriedade de Luchmann, mas, poucos segundos após a decolagem, caiu em um terreno vizinho, próximo ao aeródromo Pouso da Serra, às margens da SC-110. O impacto causou a morte imediata do piloto. A passageira, resgatada com vida, sofreu múltiplas fraturas, traumatismo cranioencefálico e apresentava um quadro instável. Ela foi inicialmente atendida no Hospital de Bom Retiro e, em seguida, transferida para Lages, onde permanece internada em estado grave. Não há atualizações sobre sua condição de saúde.
Leia também
Flávio Dino determina que leis estrangeiras não têm validade no Brasil sem homologação judicial
A investigação do Cenipa envolverá a análise dos danos causados pela queda, a confirmação dos dados da aeronave e a coleta de informações técnicas para esclarecer as causas do acidente. Não foi divulgada uma previsão para a conclusão dos trabalhos.
José Germano Luchmann era um conhecido empresário do setor hoteleiro, proprietário de um hotel na Grande Florianópolis. Apaixonado por aviação, ele era associado e ex-presidente do Aeroclube de Santa Catarina, além de participar ativamente da Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves. Em suas redes sociais, Luchmann frequentemente compartilhava registros de voos e aeronaves, demonstrando sua dedicação ao hobby. Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento do piloto.
Com informações do portal NSC Total.