Uma operação da Polícia Militar na manhã desta segunda-feira (18) no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, resultou na prisão de quatro criminosos e na apreensão de quatro fuzis, desencadeando uma reação violenta de traficantes. Bandidos tomaram 12 ônibus, utilizando-os como barricadas, e fecharam vias importantes do bairro, como a Estrada da Cacuia e a Avenida Paranapuan, segundo informações do Rio Ônibus. Um dos veículos foi incendiado pelos criminosos, que também queimaram objetos em caçambas de lixo, enquanto moradores relataram intensos confrontos na região.
A operação, coordenada pelo 17º BPM (Ilha do Governador) com apoio do 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier), tem como objetivo coibir a atuação de criminosos e desobstruir as vias bloqueadas. Até as 9h30, as duas principais vias de acesso ao Morro do Dendê permaneciam interditadas, impactando a circulação no bairro.
Impactos na região
A ação dos criminosos afetou diretamente a mobilidade. Segundo o Rio Ônibus, dez linhas de ônibus estão operando com desvios: 323 (Bananal x Castelo – via Cacuia/Linha Vermelha), 327 (Ribeira x Castelo – via Cocotá/Linha Vermelha), 328 (Bananal x Candelária – via Cacuia), 634 (Bananal x Saens Peña – via Fundão/Bonsucesso), 635 (Bananal x Saens Peña – via Fundão/Linha Vermelha), 901 (Bonsucesso x Ribeira – via Jardim Guanabara), SV901 (Bonsucesso x Bananal – via Cacuia), 910 (Bananal x Irajá – via Fundão), 326 (Bancários x Candelária) e 696 (Praia do Dendê x Méier).
Leia também
Hugo Motta marca sessão para discutir propostas contra ‘adultização’ infantil
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que quatro unidades de saúde, entre clínicas da família e centros municipais de saúde que atendem a região do Dendê, suspenderam atividades externas, como visitas domiciliares, devido ao confronto. O atendimento presencial, no entanto, segue funcionando normalmente. Já as Secretarias Municipal e Estadual de Educação garantiram que as escolas da região operam sem interrupções, apesar da situação de violência.
A operação policial continua na Ilha do Governador, com as autoridades trabalhando para restabelecer a ordem e a circulação nas vias afetadas.
Com informações do portal g1.