O prefeito Cícero Lucena (PP) entregou, nesta terça-feira (19), equipamentos e kits de proteção aos profissionais que trabalham no cuidado com a população mais vulnerável de João Pessoa, nos programas Criança Feliz e Ruartes. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor reforçou compromisso com essa área, que pela primeira vez está recebendo esse tipo de fortalecimento.
“O programa Criança Feliz, visa realizar visitas proativas para identificar crianças que necessitam de apoio e atenção, buscando soluções para melhorar suas condições de vida. O segundo, o Programa Ruartes, atua com moradores de rua que enfrentam dependência química, com o objetivo de promover sua recuperação e reintegração social, visando uma melhor qualidade de vida. Agradecemos a todos os profissionais envolvidos por sua contribuição para tornar João Pessoa uma cidade mais justa, humana e solidária”, afirmou o prefeito.
Leia também
Cunha Lima é preso em flagrante por descumprir medida protetiva em Campina Grande
As equipes do Programa Criança Feliz, receberam uma bolsa equipada com protetor solar, capa de chuva, chapéu de proteção, duas camisas com tecnologia de proteção UV, e duas camisas de algodão, padronizadas com a identificação do serviço. A equipe do Ruartes, também recebeu o mesmo kit de proteção, equipado com galocha e capa de chuva, além das camisas de proteção UV, e duas camisas de algodão, padronizadas com a identificação do serviço.
Também houve a entrega, para os profissionais dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Serviço de Acolhimento, de aparelhos telefônicos e computadores para auxiliar nos atendimentos, tanto presenciais quanto virtuais. “Meu único pedido a todos os servidores, estendido a toda a Prefeitura, é que tratem as pessoas com a mesma consideração que gostariam de receber. Humanizem cada vez mais o serviço público, que foi banalizado por gestões anteriores”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Diego Tavares, disse que a medida fortalece as políticas do sistema de assistência social, especialmente por meio da atuação da equipe do programa Criança Feliz. “Estes profissionais, que visitam as famílias em suas residências, expostos às intempéries, são essenciais para identificar crianças que necessitam de encaminhamento para escolas, creches ou vacinação”, ressaltou o secretário.
“Também estamos investindo na modernização dos serviços, com a distribuição de computadores para otimizar o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Outra medida importante é a revisão e atualização cadastral nos Cras, visando garantir o acesso contínuo aos benefícios do programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essas ações representam o início de um amplo processo que se estenderá ao longo do segundo semestre”, projetou Diego Tavares.
Nivoneide Andrade trabalha no programa Criança Feliz e disse que os kits recebidos, com material de trabalho e identificação, é essencial para dar visibilidade a um cuidado todo especial que a sociedade ainda desconhece. Ela agradeceu a ação da Prefeitura e garantiu que o resultado vai se refletir num cuidado cada vez maior junto as crianças que precisam de suporte.
“Nossa atuação se concentra em propor atividades que estimulem a interação e a proximidade entre pais e filhos, fomentando o afeto e o bem-estar familiar. Acreditamos que essa aproximação é fundamental, especialmente em um contexto onde as famílias podem estar enfrentando desafios. Como trabalhamos em áreas com famílias em situação de vulnerabilidade, esses materiais nos ajudam a estabelecer uma relação de confiança”, explicou.
Fonte: PMJP