Geral - -
CNH Social 2025: Prazo para entrega de documentos na Modalidade Urbana termina nesta sexta
Termômetro da Política
Compartilhe:

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) emitiu um alerta aos 1.849 candidatos aprovados na modalidade Urbana do programa CNH Social 2025: o prazo para entrega da documentação exigida termina nesta sexta-feira (22). A lista com os nomes dos contemplados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 11 de agosto, estabelecendo um período de 10 dias úteis para a apresentação dos documentos.

Selecionados devem comparecer à sede do Detran, em Rio Branco, ou a uma das representações da autarquia no interior do estado (Foto: Renato Beiruth/Detran-AC)

Como Entregar a Documentação

Os selecionados devem comparecer à sede do Detran, em Rio Branco, ou a uma das representações da autarquia no interior do estado. Para aqueles que residem em localidades sem unidade física do órgão, a documentação pode ser enviada pelo e-mail: detrancnhsocial@gmail.com. A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, enfatizou a importância de respeitar o prazo: “Estamos fazendo as convocações por modalidade, facilitando o atendimento daqueles que nos procuram e dando o tempo necessário para que as pessoas organizem sua documentação. Os convocados devem ficar atentos aos prazos para garantir o benefício.”

Leia também
CNH Social: Nova lei garante carteira de motorista gratuita para brasileiros de baixa renda

Impacto do Programa

O CNH Social, considerado o maior programa de inclusão já criado pelo Detran, beneficia 5 mil pessoas apenas em 2025, com a meta de entregar mais de 22 mil carteiras de habilitação até o fim de 2026. A iniciativa oferece habilitações gratuitas, promovendo mobilidade e oportunidades de trabalho para a população de baixa renda.

Histórias de Transformação

Entre os contemplados está Raimunda Vieira, diarista de 49 anos, moradora da Cidade do Povo, que terá sua primeira habilitação. “Eu tinha fé de que receberia essa bênção, pois era um sonho. Eu não deixei esse sonho morrer. Acredito que, quando temos um sonho, devemos persistir. Ao saber da aprovação, ergui as mãos em agradecimento. Pretendo, inicialmente, ter uma moto. Em seguida, penso em um carro, quem sabe. Acredito que terei mais facilidade para me locomover, visitar meus filhos e parentes, além de poder ir à igreja e fazer visitas aos irmãos da fé”, comemorou.

Outro beneficiado é o estudante universitário Edson Oliveira, morador da Vila Acre, que já possui a categoria B e agora adicionará a categoria A à sua habilitação. “Na época, só consegui tirar a carteira de carro, pois não tinha condições de pagar o valor total das categorias. Optei por participar do Programa CNH Social, que vai me proporcionar a oportunidade de tirar a carteira de moto. Isso facilitará minha mobilidade, principalmente para os estudos. Pretendo utilizar, quem sabe, para conseguir um trabalho, pois a moto é um veículo mais acessível que um carro”, contou.

O Papel do CNH Social

O programa CNH Social tem transformado a vida de milhares de acreanos, oferecendo não apenas a possibilidade de obter a habilitação gratuitamente, mas também de ampliar a independência e as perspectivas profissionais. Com a proximidade do fim do prazo para entrega de documentos, o Detran-AC reforça o chamado para que os contemplados garantam o benefício, que representa um passo significativo para a inclusão social e a mobilidade no estado.

Fonte: Agência Acre

Compartilhe: