Geral - -
Cartunista Jaguar, criador do Pasquim, morre aos 93 anos no Rio de Janeiro
Termômetro da Política
Compartilhe:

O renomado cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, conhecido como Jaguar, morreu aos 93 anos neste domingo (24), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por familiares à TV Globo. Jaguar estava internado no hospital Copa D’Or devido a uma pneumonia. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o enterro.

Ao longo de sua trajetória, Jaguar colaborou com diversos veículos
Ao longo de sua trajetória, Jaguar colaborou com diversos veículos (Foto: Reprodução)

Jaguar deixou um legado marcante na cultura brasileira, sendo um dos fundadores do jornal satírico O Pasquim em 1969, publicação que se destacou por seu conteúdo crítico e irreverente contra a ditadura militar. Sua carreira começou em 1952, aos 20 anos, desenhando para a revista Manchete. Ao longo de sua trajetória, colaborou com diversos veículos, como Senhor, Civilização Brasileira, Pif-Paf e Tribuna da Imprensa, trabalhando ao lado de grandes nomes como Ziraldo, Millôr Fernandes e Henfil.

Leia também
Trump volta a usar maquiagem na mão para esconder doença crônica

Na TV Globo, Jaguar marcou época com animações para as vinhetas do Plim Plim, que se tornaram ícones da televisão brasileira. Ele também lançou livros, como Átila, você é Bárbaro e Ipanema, se não me falha a memória. Sua irreverência ficou evidente em momentos como a 12ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2014, na mesa Millormaníacos. Durante o evento, Jaguar arrancou risadas da plateia ao relembrar um episódio envolvendo Millôr Fernandes: “O Millôr jogou tudo que tinha na mesa em cima do Chico, errou e acertou no garçom”, contou, recordando uma cusparada que Fernandes levou de Chico Buarque, seu então desafeto, em um bar.

Jaguar deixa um impacto duradouro nas artes gráficas e no jornalismo brasileiro, sendo lembrado por sua genialidade e humor afiado.

Com informações do portal g1.

Compartilhe:
Palavras-chave
jaguarobituário