Geral - -
Descarrilamento de trem de manutenção causa transtornos nas linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da CPTM
Termômetro da Política
Compartilhe:

Um descarrilamento de um trem de manutenção na manhã desta segunda-feira (25) interrompeu a operação das linhas 7-Rubi e 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), gerando plataformas lotadas e dificuldades para os passageiros. O incidente ocorreu entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi, devido a um problema no freio do veículo, que saiu dos trilhos. Como os serviços de manutenção são realizados durante a madrugada, o problema afetou as linhas desde o início da operação. A Linha 10-Turquesa também foi impactada, com os trens do serviço 710, que conectava Jundiaí a Rio Grande da Serra, parando na estação Luz.

Incidente ocorreu entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda (Foto: Reprodução/TV Globo)

A CPTM informou que os técnicos resolveram o problema com o trem descarrilado às 7h10, mas ainda realizavam a avaliação dos trilhos, sem previsão para a retomada da normalidade. Passageiros enfrentaram superlotação nas estações, especialmente em Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste, e Luz, na região central de São Paulo. Uma passageira, Manuela Santos, relatou ao UOL as dificuldades enfrentadas: “Demorei mais de 15 minutos para subir as escadas da plataforma”. Saindo do Jaraguá, na zona noroeste, para a Barra Funda, ela levou 1h30 para um trajeto que normalmente dura 40 minutos. “Um dos trens tinha acabado de chegar e as pessoas não conseguiam sair dele porque a plataforma estava lotada já. Então ele foi desligado. Até o momento que consegui sair [da estação] ele ainda estava lá”, contou.

Leia também
São Paulo enfrenta caos nos trilhos com problemas em cinco linhas de trem e metrô

Para minimizar os transtornos, a CPTM recomendou que os passageiros utilizem a Linha 11-Coral, esticada até a Barra Funda, ou a Linha 3-Vermelha do Metrô como alternativas. Em nota, a companhia pediu “desculpas pelos transtornos causados aos passageiros”.

Mudanças nas linhas e fim do Serviço 710

As linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, que estão em processo de privatização, passarão por mudanças de funcionamento a partir de quinta-feira (28). A Linha 10-Turquesa, que antes seguia até a estação Luz, terá Palmeiras-Barra Funda como ponto final. Já a Linha 7-Rubi será “encurtada”, passando a terminar na Barra Funda, uma estação antes da Luz. A CPTM confirmou o fim do Serviço 710, que permitia viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem troca de trem. A partir de agora, os passageiros precisarão descer e pegar outra composição na estação Palmeiras-Barra Funda.

A decisão gerou críticas nas redes sociais. “Só consigo imaginar o caos que ficará na Barra Funda, pois desço lá todos os dias e a estação está mega lotada”, escreveu uma usuária. “Um absurdo. Vai prejudicar muito os passageiros”, comentou outra. Em resposta, a CPTM afirmou, em nota, que, junto à Tic Trens e ao governo, realizou estudos para viabilizar a conexão entre as linhas 7 e 10 na Barra Funda. “A estratégia atende à demanda dos passageiros das duas linhas, garantindo o acesso a integrações com as linhas 3-Vermelha de metrô e 8-Diamante de trens metropolitanos, além de minimizar o tempo para quem utiliza o acesso a integrações com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 4-Amarela de metrô. A iniciativa faz parte dos esforços da companhia para melhorar a fluidez da operação e oferecer mais agilidade e conforto aos passageiros de toda a linha”, declarou a empresa.

Com informações do portal Uol.

Compartilhe:
Palavras-chave
cptmsão paulo