Geral - -
Equipe da Rede Municipal de João Pessoa brilha na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica
Termômetro da Política
Compartilhe:

A equipe CyberMinds, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Francisco Pereira da Nóbrega, conquistou o primeiro lugar na categoria Resgate Nível 1 da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada no último domingo (24) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, João Pessoa. O evento, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), destacou o investimento municipal em educação tecnológica, com a participação de 49 escolas da Rede Municipal, 138 equipes e cerca de 690 estudantes inscritos.

“Hoje contamos com mediadores de tecnologia atuando diretamente com os estudantes, fruto da orientação do prefeito Cícero Lucena de buscar o que há de melhor nessa área”, destacou a secretária América Castro (Foto: Divulgação/PMJP)

A secretária municipal de Educação, América Castro, celebrou o desempenho dos alunos e o impacto do incentivo à tecnologia nas escolas. “Esse evento é de grande importância porque traz a parte lúdica para dentro da Rede, com acompanhamento e incentivo desde o início do trabalho com Robótica nas escolas. Hoje contamos com mediadores de tecnologia atuando diretamente com os estudantes, fruto da orientação do prefeito Cícero Lucena de buscar o que há de melhor nessa área. Além da competição, o aprendizado é fundamental: os alunos passam mais tempo na escola, no contraturno, e ainda têm contato com a língua inglesa desde cedo, já que grande parte das ferramentas da tecnologia utiliza esse idioma. É um trabalho que abre portas e mostra que nossos estudantes podem ser vencedores”, afirmou.

Leia também
Cícero reforça compromisso com a primeira infância ao entregar 53ª unidade de ensino reconstruída em JP

A competição, que contou com seletivas ao longo do evento, teve sua grande final no domingo, classificando os campeões para a etapa nacional, marcada para 13 a 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo. O representante estadual da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, destacou a relevância do evento para a formação dos estudantes. “O grande objetivo desse evento é incentivar os alunos a seguirem carreiras nas áreas de Exatas e Engenharia. Temos muitos exemplos de estudantes que começaram competindo na OBR, descobriram uma vocação e hoje já são profissionais formados, inclusive atuando na organização do evento. São 15 anos de realização na Paraíba e é gratificante ver essa transformação”, afirmou.

Entre os destaques, o aluno Vitor Lucas, de 14 anos, integrante da equipe CyberMinds, expressou sua emoção com a vitória. “É uma emoção muito boa conseguir o primeiro lugar, ainda mais na minha primeira vez. Todo o esforço, treinamento e dedicação ao longo do ano valeram muito a pena”, disse. Além da competição principal, a Mostra Estadual de Robótica permitiu a exposição de projetos, com outras equipes da Rede Municipal também premiadas na Modalidade Artística: a Escola Major José de Barros Moreira conquistou o 3º lugar no Nível 1, enquanto a Escola Américo Falcão garantiu o 2º lugar na mesma categoria.

Fonte: PMJP

Compartilhe: