A cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano, deu início, na noite dessa segunda-feira (25), à programação do Caminhos do Frio, evento que celebra os Povos Tradicionais em sua edição de 2025. A abertura, que contou com a presença do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), marcou o começo de uma semana repleta de cultura, música, arte e gastronomia, que se estende até o próximo domingo (31). Alagoa Grande é a nona cidade a receber o projeto, que abrange dez municípios da região.
Durante a cerimônia de abertura, Lucas Ribeiro destacou a importância do evento para o fortalecimento do turismo e da cultura local. “O Caminhos do Frio mostra porque a Paraíba vive um momento tão especial. Aqui em Alagoa Grande, vemos a força da nossa cultura, da gastronomia, do artesanato e da música, sempre com o apoio de um governo presente, que tem criado um ambiente favorável para o nosso povo desenvolver suas atividades e mostrar o que tem de melhor”, afirmou o vice-governador.
A noite foi marcada por uma programação cultural diversificada, acompanhada por Ribeiro. O público prestigiou apresentações da Banda de Música Cônego Firmino Cavalcante (Maestro Correia), da Orquestra de Pandeiro Robério Chaves e Isaías Vicente com o espetáculo “Momento Jackson Coco Forrozado”, do Grupo Folclórico Raízes com um espetáculo de coco de roda, e das cirandeiras de Caiana dos Crioulos, com o Grupo Brilho de Coco da Mestra Edite.
O Caminhos do Frio em Alagoa Grande segue até o dia 31 de agosto com uma agenda variada, incluindo mostra de cinema, feira gastronômica e de artesanato, além de shows musicais. Entre as atrações confirmadas estão o cantor Alceu Valença e o artista Fabiano Guimarães, que prometem atrair mais visitantes à cidade.
O prefeito de Alagoa Grande, Neto Carneiro, enfatizou o impacto positivo do evento para o município. “O Caminhos do Frio é mais do que uma festa cultural, é uma oportunidade de desenvolver a economia local por meio daquilo que temos de melhor, que é nossa identidade, nossa criatividade e nossa gente. Investir em cultura é também investir no futuro da nossa cidade”, declarou.
A abertura do evento também reuniu autoridades e representantes do turismo regional, incluindo prefeitos das cidades que integram a rota cultural, os deputados estaduais Eduardo Carneiro e Bosco Carneiro, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o presidente do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, Josenildo Fernandes, além de representantes do Banco do Nordeste e do Sebrae-PB, parceiros da iniciativa.
Fonte: Secom-PB