O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que implementa a TV 3.0, a nova geração da televisão aberta e gratuita no Brasil. Com a presença de representantes das principais emissoras do país, o evento marcou o início de uma transição que promete integrar internet e transmissão tradicional, com previsão de entrada em operação em junho de 2026, a tempo da próxima Copa do Mundo.
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, destacou a TV 3.0 como uma questão de soberania digital, com o Brasil sendo o primeiro país das Américas a adotar a tecnologia. “Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania. Aliás, a soberania hoje é um grande tema que une todo o país. Não só a soberania, mas soberania digital. Tudo tem a ver com a TV digital que está sendo implementada agora”, afirmou o ministro. Ele lembrou que o modelo atual de TV digital também foi implementado por Lula, durante seu segundo mandato.
Considerada “a televisão do futuro”, a TV 3.0 combina transmissão de sons e imagens (broadcast) com serviços de internet (broadband), permitindo interação dos telespectadores com a programação, como o uso de aplicativos e até compras diretamente pelo televisor. A nova interface priorizará um catálogo de canais abertos na primeira tela dos aparelhos, ao contrário das Smart TVs atuais, que destacam serviços de streaming. “A TV 3.0 representa mais do que uma evolução tecnológica. Ela simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”, afirmou Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Ele acrescentou: “O maior beneficiado disso é a sociedade brasileira, que ganhará uma experiência de muito mais qualidade, enquanto continua a ter acesso amplo e gratuito a conteúdos que informam, educam e emocionam”.
Leia também
Senadora Damares Alves revela diagnóstico de câncer de mama e incentiva prevenção
A TV 3.0 permitirá às emissoras oferecer conteúdos sob demanda, como séries, jogos e programas, além do sinal aberto em tempo real. A migração será gradativa, começando pelas grandes cidades, como ocorreu com a TV digital. O padrão técnico adotado, o ATSC 3.0 (Comitê de Sistema Avançado de Televisão), foi recomendado em 2024 pelo conselho deliberativo do Fórum do SBTVD.
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, presente na cerimônia, destacou a relevância da TV 3.0 para o sistema público. “Com o decreto, o presidente Lula garante a visibilidade da TV Brasil e de todo sistema público de comunicação dentro da nova TV digital 3.0. Também estará disponível para toda a sociedade o Canal Gov com informações sobre serviços públicos para todos os cidadãos”, afirmou. A iniciativa reforça o papel da TV Brasil e a inclusão de conteúdos de interesse público na nova plataforma.
Com a assinatura do decreto, o Brasil se prepara para uma transformação na forma como a televisão aberta chega aos lares, combinando inovação tecnológica, acessibilidade e fortalecimento do setor de radiodifusão.
Fonte: Agência Brasil