Durante uma atividade extraclasse realizada nesta sexta-feira (29) no projeto “Navegando pelo Rio Paraíba”, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), parabenizou os alunos da Rede Municipal de Ensino que se destacaram na 17ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa. O gestor aproveitou a ocasião para ressaltar os avanços da educação na capital, que, segundo ele, já colhe os frutos de investimentos em infraestrutura e inovação pedagógica.
Cícero destacou as conquistas da rede municipal, como a reconstrução de escolas, a implementação de ambientes tecnológicos – incluindo as Salas Google e Maker –, o fortalecimento da robótica e a adoção de uma nova proposta pedagógica que estimula talentos e promove atividades além da sala de aula. “Estamos proporcionando a ampliação do conhecimento dos alunos. Acreditamos que esta é a educação que a população merece, onde o ensino público pode ser tão bom ou melhor do que qualquer escola privada. Temos estudantes em destaque no Balé Bolshoi, em Santa Catarina, conquistamos competições de robótica este mês e, em novembro, vamos realizar um intercâmbio para que 80 alunos e 20 professores possam aprender inglês no Reino Unido”, afirmou o prefeito.
Leia também
Artista negro é morto por segurança de supermercado ao tentar entrar com seu cão
A secretária municipal de Educação, América Castro, também celebrou os resultados. “Este ano, tivemos destaque em algumas unidades de ensino, com estudantes dos anos finais chegando à penúltima fase da competição”, disse, referindo-se à Olimpíada de História. O prefeito complementou, destacando o progresso geral da rede: “Estamos muito satisfeitos com o progresso da rede, que se reflete nas Olimpíadas de História, Inglês, Matemática, Astronomia e Robótica. Também avançamos no aprendizado dos alunos do 2º ano, com a cidade subindo da 15ª para a 10ª posição.”
A 17ª Olimpíada Nacional de História do Brasil, promovida pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estimula a leitura, a escrita e a reflexão, utilizando ambientes digitais para potencializar a interação entre alunos e professores. Já a Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa foca na dimensão intercultural, respeitando as diferentes culturas associadas ao idioma e incentivando a autonomia e o uso do inglês como ferramenta de acesso ao conhecimento e a novas oportunidades.
Entre os premiados, está Davi Andrade, de 14 anos, estudante da Escola Chico Xavier, no Bessa, que conquistou premiações tanto na Olimpíada de Língua Inglesa quanto na de Astronomia. “É muito bom aprimorar os conhecimentos e conhecer outros colegas. A escola em que estudo é maravilhosa, um lugar onde consigo me desenvolver bem”, afirmou o estudante. A atividade reuniu alunos do 6º ao 9º ano de 10 escolas municipais, reforçando a importância de iniciativas que promovem o aprendizado e a integração.
Com informações da PMJP.