O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou, nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União, o resultado final das provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva do concurso para Técnico Federal de Controle Externo. Organizado pelo Cebraspe, o certame oferece 40 vagas imediatas e 20 em cadastro reserva, com salário inicial de R$ 15.128,26 para candidatos com nível médio de escolaridade.
Os candidatos poderão acessar a imagem da prova discursiva e os espelhos de avaliação no site do Cebraspe, com a possibilidade de interpor recursos contra o resultado provisório da prova discursiva entre 10h do dia 1º de setembro e 18h do dia 2 de setembro de 2025, no horário oficial de Brasília. “A fase discursiva é uma etapa de grande importância, e um recurso bem elaborado pode ser decisivo para garantir sua classificação”, destaca o comunicado oficial. Para orientar os candidatos, foi disponibilizado um artigo com “5 dicas para fazer recursos da prova discursiva”, que oferece estratégias para elaborar argumentos e aumentar as chances de melhorar a nota.
Leia também
Operação Carbono Oculto: Haddad destaca “maior ação da história do Brasil” contra o PCC
As provas do concurso, realizadas em Brasília no dia 3 de agosto de 2025, foram divididas em dois turnos: pela manhã, os candidatos enfrentaram a prova objetiva, e à tarde, a prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A próxima etapa será um programa de formação, também eliminatório. O processo seletivo, com inscrições abertas entre 30 de maio e 17 de junho de 2025 e taxa de R$ 70,00, atraiu candidatos interessados em uma carreira no TCU.