A Expofeira Paraíba Agronegócios 2025, realizada no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, abriu espaço nesta segunda-feira (15) para o Encontro de Mulheres do Agro, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). O evento, que atraiu caravanas de municípios como Sousa, Bayeux e Mari, contou com uma palestra da advogada e segunda dama do estado, Camila Mariz, sobre o programa “Antes que Aconteça”, voltado à prevenção de feminicídio e ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica.
A palestra, coordenada por Camila Mariz – que idealizou o programa ao lado da senadora Daniella Ribeiro –, abordou o funcionamento das Casas Lilás, unidades que oferecem atendimento acolhedor às vítimas. Ela explicou o ciclo de violência e a importância da sociedade na quebra dessa rotina. “É importantíssimo o agro ter se aberto para uma pauta sobre a violência doméstica contra a mulher”, destacou. “É fundamental quando a mulher está aqui para expandir sua rede de negócios, fazer contatos com outras associações, pequenos produtores rurais. Mas como empoderar essas mulheres, promover o empreendedorismo feminino, quando, na realidade, muitas vivem ciclos e demandas de violência doméstica dentro de seus lares? Como a mulher vai poder usar toda sua capacidade, força produtiva, laboral, inclusive, quando o psicológico está abalado, muitas vezes o físico está abalado, quando há violência física?”, questionou.
Leia também
Paraíba é premiada com nota A+ pela no 3º Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
A coordenadora estadual do programa reforçou a relevância da iniciativa: “Para que a gente hoje possa plantar uma semente, já que estamos em um evento do agro. A gente reuniu muita gente aqui para falar sobre esse tema tão importante. A gente tem que estar em todos os lugares, porque, infelizmente, hoje, há violência contra a mulher e a gente precisa combater”.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, presente no evento, celebrou a iniciativa. “O setor agropecuário gera emprego e transforma a vida de quem mora no campo. E a pauta das mulheres no agro é uma das nossas prioridades. A Sedap-PB é uma secretaria que está de portas abertas, mais aberta ainda para as mulheres. E as mulheres na Sedap-PB vão entrar em primeiro lugar”, afirmou. Já Márcia Dornelles, assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do Encontro, elogiou a participação de Camila Mariz: “Trazer Camila aqui é exatamente com o objetivo de fortalecer o programa por meio do conhecimento dessas mulheres, porque o programa ‘Antes que Aconteça’ salva vidas. E a forma como Camila fala é legítima. E a forma como ela conseguiu ultrapassar a dor e hoje ser exemplo. E hoje ela é um exemplo de mulher, de família, de resistência, de persistência e de superação”.
À tarde, o encontro prosseguiu com debates para a construção de uma pauta coletiva, liderada por uma comissão de seis mulheres que elaborará um manifesto. “Criamos uma comissão para elaborar um manifesto que tem por objetivo fortalecer o projeto Mulheres do Agro dentro das exposições e feiras da agropecuária”, explicou Dornelles. O documento será analisado, aprovado e entregue ao secretário Joaquim Hugo, que o levará, junto com uma comissão de mulheres, ao governador João Azevêdo.
A Expofeira, que segue até 21 de setembro com entrada gratuita, atrai uma média diária de 15 mil visitantes, projetando mais de 100 mil pessoas e negócios acima de R$ 50 milhões. A programação inclui exposição de 2,1 mil animais (bovinos, equinos, caprinos e ovinos), mostra de máquinas e implementos agrários, o Salão do Queijo e da Cachaça com 50 estandes, além de debates, palestras, minicursos, praça de alimentação com comidas típicas, parque de diversões e passeio de pônei para crianças. Nos dias de shows (18 a 21), o evento se estende até meia-noite e meia.
A edição contou com um pocket show do “caricantor” Sócrates Gonçalves, trazendo sucessos da MPB, e foi marcada por relatos de experiências de mulheres do agro. Realizada pelo Governo do Estado, via Sedap-PB, a feira tem como parceiros Sebrae-PB, Apacco, Faepa-PB, Senar-PB, OCB/PB, Governo Federal e Banco do Nordeste.
Fonte: Secom-PB