A Prefeitura de João Pessoa foi destaque nesta segunda-feira (15) ao receber o 3º Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A cerimônia, realizada no Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), colocou a capital paraibana no segundo lugar entre as capitais brasileiras, ao lado de Belo Horizonte e Salvador, em reconhecimento à transparência e eficiência na entrega de dados ao Sistema de Informações Contábeis do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
O evento reuniu o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, representantes do Banco Mundial, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), além de governadores e prefeitos de todo o Brasil. O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), esteve presente para receber o prêmio, acompanhado pelos secretários de Administração, Valdo Alves; de Finanças, Brunno Sitônio; da Gestão Governamental, Rougger Guerra; e pelo contador geral da Diretoria de Contabilidade da Sefin, Rodrigo Harlan Teixeira.
“Tivemos a alegria de receber este prêmio que é um reconhecimento que reforça o nosso compromisso na transparência e boas práticas na gestão pública”, celebrou Leo Bezerra. Valdo Alves destacou a conquista como um esforço coletivo: “Mostra que quando trabalhamos juntos, alcançamos grandes resultados para nossa cidade”. Já Brunno Sitônio, secretário de Finanças, enalteceu o trabalho da equipe: “As contas organizadas permitem que a Prefeitura possa realizar as obras e ações que beneficiam as pessoas nas diversas áreas da cidade. Estamos felizes em contribuir com essas melhorias”, comentou.
A STN, vinculada ao Ministério da Fazenda, baseou a premiação no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pelo Siconfi. A avaliação considera a precisão, integridade, qualidade e consistência das informações contábeis e fiscais enviadas, com cerca de 180 verificações em diferentes dimensões para mensurar o desempenho dos entes federativos, incluindo municípios, estados e capitais. O resultado reflete o compromisso de João Pessoa com a gestão fiscal responsável.
Fonte: PMJP