O governador João Azevêdo (PSB) participou, na tarde dessa quarta-feira (17), da solenidade de formatura de 564 novos soldados da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) e 235 bombeiros militares, realizada no Centro de Convenções de João Pessoa. A turma, que homenageou o governador com o nome “Governador João Azevêdo”, reconheceu os esforços contínuos do gestor em fortalecer o sistema de segurança pública, ampliando a proteção à população e garantindo paz às famílias paraibanas.
Durante o evento, João Azevêdo parabenizou os formandos e destacou os investimentos na área. “Nós sabemos o quanto uma política pública pode transformar vidas e foi isso que presenciamos na solenidade de formatura. Os formandos entram para um dos melhores sistemas de Segurança do país e terão toda a estrutura necessária para exercerem suas missões. Esse concurso foi feito com paridade entre homens e mulheres e eu desejo os parabéns a cada um e cada uma. Temos investido muito em infraestrutura, em armamentos, mas também na valorização dos profissionais, com redução de tempo de promoções, por exemplo, porque sabemos da dedicação da nossa tropa para proteger a sociedade”, afirmou.
Leia também
PCC vai recrutar deputados para o tráfico
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) saudou os novos profissionais, destacando a excelência do sistema de segurança. “Eu desejo as boas-vindas aos novos soldados que ingressam em uma das Forças de Segurança mais preparadas do país. Todos passaram por um treinamento intenso e estão forjados para cumprirem suas missões com equipamentos de ponta, alta tecnologia e valorização em reconhecimento ao trabalho de homens e mulheres que protegem a sociedade”, disse.
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, elogiou os investimentos de Azevêdo. “Os formandos passam a fortalecer as nossas Forças de Segurança que têm recebido investimentos em tecnologia, armamentos, viaturas, mas tudo isso só funciona com pessoas, e o governador tem feito essa valorização com a atualização da Lei de Organização Básica da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realização de concurso público e todas essas ações são públicas e notórias”, sustentou.
O comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, celebrou as melhorias nas condições de trabalho. “Esse é um momento especial e todos reconhecemos os investimentos realizados pela gestão em estrutura, uniformes e na reestruturação das nossas carreiras, fruto do compromisso do governador com a Segurança Pública. O nosso sentimento é de gratidão pela ação significativa do governo para o fortalecimento da nossa instituição. Eu também parabenizo os novos soldados que tiveram disciplina e perseverança e assumem a enorme responsabilidade de fazerem parte da história da Polícia Militar”, declarou.
Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Araújo, destacou o compromisso dos novos profissionais. “O Corpo de Bombeiros é a instituição que ao longo dos anos tem recebido a confiança da sociedade e o compromisso de todos que chegam é de manter esse nível de respeitabilidade e de credibilidade. O curso de formação exigiu abnegação para que hoje todos pudessem iniciar mais um ciclo de dedicação profissional para salvar vidas e proteger a sociedade, mantendo a chama operacional da corporação”, comentou.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, também prestigiou o evento. “É uma honra estar presente nesse momento tão especial, vendo o quanto os formandos estão orgulhosos e prontos para irem às ruas e garantir a segurança do povo paraibano. O governador tem transformado não só a Segurança, mas todas as políticas públicas, construindo uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, pontuou.
A solenidade contou com a presença dos deputados estaduais Chico Mendes, João Gonçalves e Luciano Cartaxo, do vereador de João Pessoa Tarcísio Jardim e de auxiliares do governo. O curso da PM, iniciado em setembro de 2024, teve 2.145 horas/aula em 59 disciplinas, sendo o primeiro concurso de ampla concorrência com paridade entre homens e mulheres, encerrado em 9 de setembro de 2025. Já o curso dos bombeiros, com 1.906 horas/aula em 41 disciplinas, incluiu treinamentos em salvamento (altura, aquático e terrestre) e combate a incêndios, realizado de forma descentralizada nos quatro Comandos Regionais de Bombeiro Militar (CRBMs) desde setembro de 2024, concluído nesta quarta (17).
Fonte: Secom-PB