Geral - -
Teste da Defesa Civil Alerta causa susto em moradores do Amazonas e viraliza nas redes sociais
Termômetro da Política
Compartilhe:

Moradores de Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba foram surpreendidos por mensagens de teste do sistema Defesa Civil Alerta, neste sábado (20), gerando ampla repercussão nas redes sociais. O Estado havia informado que os alertas seriam disparados “a partir das 14h”, enquanto a Prefeitura de Manaus indicou 14h10 como horário previsto, o que pegou muitos de surpresa – alguns durante o almoço ou um cochilo à tarde. A designer Rebecca Mota compartilhou sua reação: “A gente ficou aterrorizada aqui com a mensagem… na hora do almoço, aí toca o alarme de todo mundo, a gente se olhou e ficou: o que aconteceu? Aí a gente foi ler que era um alerta da Defesa Civil, agora pra que, né?”.

Relatos de moradores comprovam susto após teste da Defesa Civil
Relatos de moradores comprovam susto após teste da Defesa Civil (Foto: Reprodução)

O sinal sonoro do teste, amplamente comentado online, destacou a novidade do sistema, desenvolvido pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações para alertar sobre desastres naturais como alagamentos, enchentes, vendavais e deslizamentos. Gratuito, sem necessidade de cadastro e funcional mesmo em modo silencioso (dependendo de cobertura 4G/5G), o serviço está em fase de preparação para implantação em Manaus, abrangendo 28 cidades de sete estados, sob comando do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que estava no Amapá. Além do Defesa Civil Alerta, canais como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts seguem em operação.

Leia também
PEC da Blindagem: impunidade no Congresso já levou à revisão da proteção parlamentar em 2001

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto com o governo federal. O sistema contará com dois níveis de alerta: Extremo, com sinal sonoro tipo sirene para riscos iminentes à vida ou propriedade, exigindo evacuação ou abrigo urgente; e Severo, com um “beep” similar a SMS, indicando ameaça grave em até duas horas, permitindo preparação para evacuação ou abrigo, se necessário. Internautas compartilharam suas experiências nas redes, amplificando o impacto do teste enquanto a população se acostuma ao novo mecanismo de segurança.

Com informações do portal g1.

Compartilhe:
Palavras-chave
amazonasdefesa civil