Geral - -
Defesa Civil confirma tornado em SC; casa é arrancada e pousa sobre carro após ventos fortes
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil confirmou que os ventos intensos que devastaram cerca de 40 imóveis em Barra Bonita, no Oeste de Santa Catarina, na noite de sábado (20), foram causados por um tornado. Um dos episódios mais marcantes foi o deslocamento de uma casa, que foi arrancada pelas rajadas e acabou pousando sobre um carro, sustentando a residência de madeira em um de seus lados, como mostram fotos do desastre.

Defesa Civil local estima que os ventos tenham ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas
Defesa Civil local estima que os ventos tenham ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil local estima que os ventos tenham ultrapassado 80 km/h nas áreas mais afetadas, acompanhados de granizo. O município avalia a possibilidade de decretar emergência devido aos danos.

O fenômeno foi validado por análises de ocorrências e imagens de drone, que revelaram um caminho de telhados destruídos e árvores tombadas, características típicas de tempestades severas associadas a tornados.

Leia também
Milhares de brasileiros protestam em todo o país contra anistia e PEC da Blindagem

As instabilidades tiveram origem na fronteira com a Argentina, ganhando força em São Miguel do Oeste e Barra Bonita, cidades vizinhas.

O que são tornados?

Diferentemente dos furacões, que podem abranger áreas do tamanho de um estado, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas de intensidade superior. Enquanto um furacão cobre grandes extensões, um tornado tem diâmetro raramente superior a algumas centenas de metros ao tocar o solo. Ambos possuem ventos horizontais fortes que giram em torno de um centro, mas a velocidade dos ventos em um tornado é significativamente maior do que aqueles que se movem para o centro ou sobem e descem.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira (22), a frente fria avança durante a tarde, e o tempo deve se estabilizar gradualmente no estado, do Oeste ao Leste catarinense, até o fim da tarde. Segundo a Defesa Civil, essa melhora ocorre devido à aproximação de uma massa de ar seco em Santa Catarina.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: