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Inscrições para o Bolsa Universidade 2026 abrem hoje em Manaus; confira como participar
Termômetro da Política
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Iniciam-se nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026, que se estenderão até as 13h do dia 2 de outubro. Com mais de 40 mil oportunidades de graduação em instituições particulares de ensino superior, o programa desenvolvido pelo município de Manaus oferece bolsas integrais e parciais (100%, 75% e 50%), além da categoria voluntária. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Município (DOM).

Edital contempla 73 cursos em 15 instituições privadas, com 24 unidades distribuídas por Manaus (Foto: Divulgação)

Ao todo, o edital contempla 73 cursos em 15 instituições privadas, com 24 unidades distribuídas por Manaus. Das vagas, 40.388 são de ampla concorrência, 2.286 destinam-se a Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.053 são reservadas para pessoas acima de 60 anos.

Como participar

Os candidatos devem acessar o Portal do Candidato, realizar o cadastro com CPF e senha para obter o login, e preencher o formulário de inscrição, composto por quatro passos, com todos os campos assinalados com asterisco sendo obrigatórios.

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Após concluir a inscrição, é necessário emitir e imprimir o Comprovante de Inscrição. Em seguida, o Comprovante de Renda Familiar, acessado por um link específico, deve ser emitido e apresentado junto ao formulário na etapa de entrega de documentos. Caso haja familiares autônomos, o candidato deverá emitir a Declaração de Renda Autônoma, assinada pelo familiar, se aplicável.

Inclusão e critérios

Para se inscrever, é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, residente em Manaus, ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma instituição parceira, possuir ensino médio completo ou equivalente, não ter diploma de nível superior e não estar matriculado em instituição pública de ensino superior ou ser beneficiário de outros programas de graduação.

Etapas do processo seletivo

O processo será dividido em três fases:

  • Inscrição eletrônica: preenchimento do formulário online e emissão da declaração de renda familiar;
  • Classificação: realizada pelo órgão coordenador do programa;
  • Entrega de documentos: os classificados devem comparecer ao local indicado no edital para comprovar as informações. A ausência de documentação resulta na eliminação do candidato.

Com informações do portal g1.

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