O governador João Azevêdo (PSB) recebeu, nesta terça-feira (23), na Granja Santana, em João Pessoa, uma equipe do Índice de Progresso Social (IPS Brasil) para discutir o modelo de gestão da Paraíba e explorar parcerias para aprimorar políticas públicas. O encontro destacou o desempenho do estado no IPS 2025, divulgado em maio, que posicionou a Paraíba como o melhor do Norte e Nordeste em qualidade de vida, impulsionada pela dimensão de Necessidades Humanas Básicas, que avalia o acesso à alimentação, cuidados médicos essenciais, água potável, habitação com serviços básicos e condições de segurança.
“Esse estudo do Índice de Progresso Social foi muito gratificante ver o quanto a Paraíba avançou — e tenho certeza de que é fruto de todo o nosso time de Governo. É um resultado emblemático: quando a gente olha Sul-Sudeste, e aqueles estados em azul, e olhamos o Norte-Nordeste e vemos só a Paraíba em azul, é muito gratificante, porque isso confirma que a nossa população está com uma qualidade de vida cada vez melhor”, celebrou o governador João Azevêdo. Ele apresentou detalhes da gestão estadual, com destaque para os avanços na Saúde e na Educação. “Na saúde, conseguimos interiorizar a alta e a média complexidade, levando atendimento de qualidade para todas as regiões do estado e ampliando, inclusive, uma rede que já é muito grande, com 35 hospitais, cuja gestão é feita pelo Governo do Estado, fora os hospitais municipais e os filantrópicos com os quais firmamos convênios”, explicou. Azevêdo também destacou programas como o Opera Paraíba, que eliminou filas por cirurgias eletivas, e o Coração Paraibano, que reduziu em 40% as mortes por infarto agudo do miocárdio. Ele enfatizou que o estado investe R$ 600 milhões a mais do que o exigido pela Constituição para manter esse nível de atendimento.
Leia também
Ensino superior a distância: obscuro e desumano
O coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, que participou da reunião por videoconferência devido às chuvas em São Paulo, destacou a capacidade da Paraíba de alcançar resultados expressivos com recursos limitados, evidenciando a eficiência da gestão estadual. Ele apontou que os benefícios têm chegado de forma equitativa a todas as regiões do estado. Sérgio Marangoni, também do IPS, classificou o encontro como “extremamente positivo”. “Nós viemos conversar com o governador e conhecer as condições que estão levando a esses resultados das políticas públicas aqui no Estado. E o IPS tem esse objetivo, o de identificar qual política pública tem dado certo e qual precisa ser modificada”, afirmou.
A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyana Werton (PSB), reforçou que o IPS, ao analisar 54 indicadores sociais, reflete a qualidade da gestão de João Azevêdo. “O IPS é um índice que mede mais de 54 indicadores sociais, que reflete a aplicação dos recursos públicos e o acesso das pessoas a direitos, avaliando a efetividade das políticas públicas, com reflexos na qualidade de vida, ao acesso a uma educação de qualidade, a uma saúde de qualidade, fruto da capacidade estratégica de descentralizar os recursos”, explicou.
Na área da Saúde, o secretário Ari Reis destacou que o modelo municipalista de Azevêdo tem fortalecido os serviços básicos nos municípios. “Aqui na Paraíba, temos diversos programas que apoiam os municípios — e o IPS vem certificar que esse trabalho tem reforçado a assistência à saúde básica, beneficiando a população dessas cidades, que é o nosso objetivo. E esses dados monitorados pelo IPS são essenciais na formulação de políticas públicas de saúde efetivas”, comentou.
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho (Republicanos), celebrou os avanços educacionais. “Foi um encontro muito importante, porque os dados revelados mostram que a Paraíba tem conquistado muitos resultados, principalmente na educação que, como diz o governador João Azevêdo, é a mãe de todas as políticas públicas. E o que mais nos deixa felizes é que nenhum município tem ficado para trás, os avanços têm sido compartilhados por todos os 223 municípios”, afirmou.
A gestão fiscal do estado também foi destacada como um pilar dos avanços. O secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gilmar Martins, afirmou: “Sem essa condição fiscal que o Estado tem de fazer investimentos, esses avanços na Educação e na Saúde, por exemplo, não estariam ocorrendo”. O secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, complementou: “A gestão do governador João Azevêdo tem procurado apoiar todos os setores da economia, porque é feita com diálogo, gerando emprego e renda, que acaba trazendo grande retorno para a população, com o redirecionamento certo dos investimentos. E esse equilíbrio na gestão fiscal faz com que a Paraíba tenha investimentos em obras estruturantes”.
O IPS Brasil, desenvolvido por meio de uma parceria entre Imazon, Fundação Avina, iniciativa Amazônia 2030, Anattá, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, analisa todos os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais. Utilizando exclusivamente dados públicos de fontes como DataSUS, CadÚnico, Anatel, MapBiomas e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, a ferramenta é atualizada anualmente e serve como uma bússola para gestores públicos, investidores sociais e organizações da sociedade civil, permitindo acompanhar tendências e avaliar a efetividade das políticas públicas em tempo real.
Fonte: Secom-PB