Um ataque a tiros na manhã desta quinta-feira (25) na Escola Estadual Luiz Felipe, localizada no bairro Campos Velhos, em Sobral, interior do Ceará, resultou na morte de dois alunos, identificados como Vitor Guilherme, conhecido como VG, e Cláudio, além de deixar outros três estudantes feridos. O incidente ocorreu durante o intervalo das aulas, no pátio da escola, quando os disparos, segundo testemunhas, foram efetuados por pessoas do lado de fora do prédio.
Os três alunos feridos foram encaminhados a uma unidade de saúde por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Vários policiais, além de pais e amigos das vítimas, estão no local. A motivação do crime ainda não foi esclarecida pelas autoridades.
Leia também
Senado arquiva PEC da Blindagem após rejeição unânime na CCJ
Um estudante da escola, que conhecia as vítimas, relatou o clima de insegurança. “A gente vem, fica ali merendando e sempre fica conversando [no intervalo]. E hoje, eu não vim, não sei se foi livramento, coincidência, não sei. Mas a gente sempre fica ali. E hoje, falaram que passaram atirando. E quando eu acordei, já foi com a notícia”, disse. Ele expressou receio de retornar às aulas: “Não dá nem mais ânimo, assim, de vir, porque a gente vai estar correndo risco, né?”. As atividades escolares foram suspensas nesta quinta-feira, e alguns alunos manifestaram temor sobre a volta às aulas.
A Escola Luiz Felipe, que atende 1.159 alunos do ensino médio com 54 professores, conforme o Censo Escolar 2024 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já havia oferecido, no primeiro semestre de 2025, uma formação em cidadania para promover relações saudáveis dentro e fora da instituição. Apesar de desafios acadêmicos, como os 38% de alunos do 3º ano com conhecimentos adequados em português em 2023, segundo o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a escola também registrou destaques no Enem 2024, com 9 alunos alcançando 900 pontos ou mais na redação e outros 23 obtendo pelo menos 800 pontos.
Este não é o primeiro caso de violência armada em escolas de Sobral. Em 2022, um jovem de 15 anos morreu após um ataque a tiros dentro de uma sala de aula em outra escola estadual da cidade. Na quarta-feira (24), um dia antes do ataque na Luiz Felipe, uma tentativa de homicídio foi registrada ao lado de outra escola pública, no bairro Sumaré. Ainda não há informações sobre uma possível conexão entre os dois incidentes.
As autoridades seguem investigando o caso, e a comunidade escolar permanece abalada com mais um episódio de violência em Sobral.
Com informações do portal g1.