Geral - -
João Azevêdo acompanha obras de nova estação elevatória de esgoto em João Pessoa
Termômetro da Política
Compartilhe:

O governador João Azevêdo (PSB) realizou, nesta quarta-feira (24), uma vistoria às obras da nova estação elevatória de esgotamento sanitário no bairro de Manaíra, em João Pessoa, acompanhado por uma missão do Banco Mundial. A intervenção, orçada em R$ 105,6 milhões, integra o Sistema de Esgotamento Sanitário da capital, dentro do Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB), e inclui a construção de um emissário de recalque que transportará os efluentes dos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba (Baixo Roger). A previsão de conclusão da obra é março de 2026.

Obra integra um conjunto de ações para ampliar e modernizar o sistema saneamento da capital
Obra integra um conjunto de ações para ampliar e modernizar o sistema saneamento da capital (Foto: Francisco França/Secom-PB)

Durante a visita, João Azevêdo destacou a importância da obra para a modernização do sistema de esgotamento sanitário da capital. “Essa é uma obra extraordinária que vai solucionar um grande problema de João Pessoa no que se refere a esgotamento sanitário. Todo o sistema está sendo reformulado porque com a estação elevatória e o novo emissário, vamos passar de 70 metros de recalque para apenas 7 metros e isso vai aumentar a capacidade em função do adensamento que está acontecendo na região de Manaíra”, explicou o governador, enfatizando o uso de técnicas modernas de engenharia que garantem uma infraestrutura robusta.

Leia também
TCE-PB reprova contas das prefeituras de Mogeiro e Bom Jesus por irregularidades

O secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, reforçou a relevância do investimento. “Essa é uma obra muito importante para o esgotamento sanitário de João Pessoa que passa por uma reestruturação completa do sistema, que também vai trazer economia de energia para a Cagepa. Além disso, essa obra vai ser completada quando fizermos a licitação nos próximos dias da estação do sistema de esgoto das pedreiras para fechar esse serviço”, afirmou.

A obra, que faz parte de um conjunto de ações para ampliar e modernizar o saneamento da capital, contribuirá para a qualidade de vida e a preservação ambiental. Atualmente, o esgoto coletado nos bairros atendidos segue da Rua Maria Rosa, em Manaíra, até a Avenida Beira Rio, chegando à estação do Baixo Roger. Com a nova estação elevatória, o trajeto será otimizado, passando pelo Retão de Manaíra e pela Avenida Tancredo Neves, reduzindo riscos ambientais e aumentando a eficiência do sistema.

O especialista sênior em Recursos Hídricos do Banco Mundial e gerente do projeto, Alfonso Alvestegui, elogiou a iniciativa. “Eu parabenizo o estado e o governador João Azevêdo pelo cumprimento de uma parte importante de uma obra que vai ter um impacto muito grande para a Região Metropolitana de João Pessoa, tanto no que se refere à saúde pública quanto no desenvolvimento urbano, a partir de um serviço de saneamento de alto nível. Isso foi feito utilizando tecnologia de Primeiro Mundo e vale a pena salientar”, declarou.

A visita técnica contou com a presença da secretária executiva da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Virgiane Melo, da coordenadora do Banco Mundial, Paula Freitas, e de técnicos da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), reforçando o compromisso com a execução de projetos que promovam avanços estruturais e benefícios ambientais para a população de João Pessoa.

Fonte: Secom-PB

Compartilhe: