Na noite dessa sexta-feira (3), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desmantelou um laboratório clandestino usado para falsificação de bebidas alcoólicas na região de Sobradinho dos Melos. Durante a Operação 5º Mandamento, que envolveu fiscalização de bares nas regiões administrativas de Paranoá e Itapoã, agentes da Vigilância Sanitária identificaram uma distribuidora cuja nota fiscal revelou o endereço de uma chácara onde funcionava o laboratório improvisado.
No local, os policiais apreenderam diversas caixas de garrafas vazias, caixas com rótulos de bebidas alcoólicas, tampas, maquinário e produtos químicos utilizados na falsificação. “O local tinha capacidade para realizar várias etapas do processo de falsificação, como produção, envase, rotulagem e embalagem”, informou a PMDF. Um caseiro encontrado no laboratório foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia (DP) e revelou que o proprietário do imóvel está no Ceará. A ocorrência foi registrada como crime contra as relações de consumo.
O caso ganha relevância em meio ao aumento atípico de intoxicações por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas no Brasil. Até o momento, 12 estados registraram 127 casos, sendo 116 suspeitos e 11 confirmados por detecção laboratorial, com pelo menos cinco mortes decorrentes de complicações. As autoridades de saúde e forças de segurança intensificaram as ações para combater a produção e distribuição de bebidas falsificadas, que têm colocado em risco a saúde pública nas últimas semanas.
Fonte: Agência Brasil