A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (6), o edital do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) 2025, oferecendo 715 vagas para jovens de 14 a 21 anos e 7 meses em diversas regiões do Brasil. O iniciativa, que visa promover a inclusão social e a qualificação profissional, distribui as oportunidades em unidades da companhia de Norte a Sul, incluindo cidades como Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 12, marcando o início de um processo seletivo que pode abrir portas para o mercado de trabalho na maior empresa de energia do país.
O programa, que nasceu com o objetivo de promover a inclusão social de jovens oferecendo qualificação profissional e contribuindo para a entrada de novos talentos no mercado de trabalho, reserva vagas específicas para pessoas com deficiência, adolescentes egressos do trabalho infantil e em situação de acolhimento institucional.
Além disso, o programa prioriza jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social, como egressos do trabalho infantil, pessoas com deficiência, adolescentes em situação de acolhimento institucional ou em cumprimento de medidas socioeducativas. “Mais do que formar novos profissionais, o PPJA cria oportunidades para pessoas com energia para aprender, crescer e fazer a diferença”, destaca o site oficial da Petrobras sobre a essência da iniciativa.
Para se candidatar, os jovens devem atender a critérios claros definidos no edital. A idade mínima é de 14 anos e, no máximo, 21 anos e 7 meses. Para as turmas com a etapa prática prevista nas Unidades da companhia, a idade mínima é de 18 anos. A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos com deficiência. Os inscritos precisam estar cursando, no mínimo, o 5º ano para os cursos de aprendizagem básica e o 2º ano do ensino médio para os cursos de aprendizagem técnica. Além disso, devem estar matriculados e frequentando a escola, caso não tenham concluído o Ensino Médio.
No ato da admissão, os candidatos devem ter entre 14 anos e 21 anos e 7 meses para os cursos de aprendizagem básica e técnico (sinalizados no Edital) e entre 16 anos e 21 anos e 7 meses para alguns cursos de técnicos (sinalizados no Edital). Para as turmas com a etapa prática nas unidades da companhia, a idade mínima é de 18 anos. É essencial estar classificado dentro do número de vagas do curso e localidade escolhida, além de comprovar matrícula e frequência escolar, se aplicável. Candidatos com idade inferior a 18 anos deverão contar com a assistência do responsável legal para assinatura do contrato de aprendizagem com a Petrobras.
As vagas estão distribuídas em estados como Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Entre as cidades contempladas estão Linhares e Vitória (ES), Betim e Juiz de Fora (MG), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão, Mauá, Paulínia, Santos e São José dos Campos (SP), Duque de Caxias, Macaé, Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ), além de Três Lagoas (MS).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo portal oficial, no período de 6 de outubro a 12 de outubro de 2025. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os Atos, Editais e Comunicados referentes ao Processo de Recrutamento e Seleção, informados na página do Grupo SERES ou nesta página do Jovem Aprendiz no site da Petrobras.
O cronograma completo do processo PETROBRAS/PPJA RH 2025.1 inclui:
Após a aprovação, a assinatura do contrato de aprendizagem é feita de forma digital. Os candidatos aprovados receberão os termos admissionais no e-mail cadastrado, sendo necessário devolvê-los preenchidos e assinados. Para menores de 18 anos, o responsável legal deve auxiliar nessa etapa. Além disso, os selecionados deverão realizar a matrícula no SENAI para o curso em que foram classificados, apresentando a documentação informada no Edital. O SENAI disponibilizará um link para a efetivação da matrícula, etapa obrigatória logo após a assinatura do contrato de trabalho com a Petrobras. O registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) será realizado diretamente pela companhia.
Os aprovados terão um contrato de aprendizagem por prazo determinado com duração de 21 meses consecutivos (1.520 horas), com anotação na CTPS. A carga horária é de 4 horas diárias, de segunda a sexta-feira (20 horas semanais, distribuídas entre segunda e sexta-feira, conforme previsto no edital, e não há possibilidade de alteração ou mudança de turno/curso/horário ou instituição formadora). A remuneração é de um salário-mínimo integral, acrescido de benefícios como 13º salário, férias remuneradas (após um ano), vale-transporte e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Outros benefícios opcionais incluem Plano de Previdência Complementar, Programa de Atividade Física, possibilidade de adesão à assistência previdenciária da Petrobras – PETROS, e Benefício de Saúde – Gympass. Os jovens aprendizes aprovados no nosso processo de seleção têm direito a um salário mínimo e benefícios como 13º salário, férias remuneradas (após um ano), vale-transporte e plano de previdência complementar opcional. Tudo isso dentro do regime CLT. Após aprovação no final do curso, os jovens aprendizes receberão o certificado de formação profissional correspondente.
O curso de formação dos jovens aprendizes da Petrobras podem acontecer tanto no turno da manhã quanto à tarde, não podendo conflitar com o horário escolar do candidato. Os aprendizes se desenvolvem profissionalmente com aulas teóricas e práticas no SENAI, realizam visitas técnicas às instalações da Petrobras e participam de desafios de inovação. No nosso programa, os jovens aprendizes recebem aulas de capacitação e se desenvolvem profissionalmente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, também, farão visitas técnicas às instalações da Petrobras.
São oferecidos diversos cursos de aprendizagem profissional básica e de nível técnico, em áreas como Logística, Elétrica, Tecnologia da Informação, Energias Renováveis, Desenvolvimento de Sistemas, Hidráulica e Mecânica. O programa promove a inclusão social, com foco em cuidado com quem mais precisa. Seu futuro profissional começa aqui.
Para mais detalhes, o edital completo, anexos e retificações estão disponíveis no site da Petrobras, incluindo o Edital Nº1, Edital Nº2 (retificação), Anexo I e II (retificações) e Edital Nº3. O contrato de trabalho do jovem aprendiz é por tempo determinado. Para efetivação, por se tratar de uma empresa de economia mista, o candidato precisa ser aprovado em concurso público.