Nesta quarta-feira (8), o governador João Azevêdo (PSB) entregou, em João Pessoa, a Policlínica Integrada da Segurança Pública (Poinsp), um marco na valorização dos profissionais da segurança pública da Paraíba e seus familiares. Com uma estrutura de mais de 1.000 m² e investimentos anuais superiores a R$ 15 milhões, a unidade, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), oferecerá atendimentos presenciais e online em 32 especialidades médicas, além de serviços de odontologia, psicologia, diagnóstico por imagem, análises clínicas e procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade.
A Poinsp, localizada na rua Borja Peregrino, 210, no bairro da Torre, conta com consultórios médicos, odontológicos e de nutrição, salas para exames como raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e pequenos procedimentos cirúrgicos, além de espaços para recuperação pós-anestésica e estabilização de urgências. A unidade prevê realizar mais de 4 mil consultas, 18 mil exames laboratoriais, 2.250 exames de imagem, 400 consultas odontológicas e 300 pequenos procedimentos ambulatoriais por mês.
Leia também
Paraíba promove 15ª Conferência Estadual de Assistência Social em Campina Grande
Durante a inauguração, o governador destacou o impacto da iniciativa. “Essa é uma conquista extraordinária e representa mais uma ação extremamente ousada da nossa gestão. Nós pensamos em um projeto que vai oferecer 32 especialidades e pequenos procedimentos cirúrgicos, fazendo com que possamos disponibilizar uma melhor prestação de serviço. Outros Estados já estão entrando em contato para saber como funciona esse sistema porque a Paraíba está mais uma vez inovando e levando dignidade para homens e mulheres comprometidos com essa importante política pública, um investimento possível em função da nossa capacidade financeira e do reconhecimento que temos ao trabalho das Forças de Segurança”, frisou João Azevêdo.
O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, classificou a entrega como o maior investimento em saúde na história da Segurança Pública da Paraíba. “Essa é uma conquista inédita. Na história da Segurança Pública da Paraíba nunca houve uma entrega voltada exclusivamente para o bem-estar das Forças de Segurança, beneficiando os policiais militares, civis e penais, bombeiros militares e servidores do Detran e seus dependentes. Nós fizemos uma consulta e não existe esse serviço em outros Estados com esse alcance. Com essa assistência, os nossos profissionais irão prestar um melhor serviço porque tem um efeito direto no equilíbrio e saúde mental do servidor”, sustentou.
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) reforçou a importância da valorização dos servidores. “Esse é um equipamento que representa o tempo de valorização salarial, de carreira e de cuidado com quem protege a sociedade. Eu cumprimento o governador João Azevêdo e toda a nossa equipe de governo por mais essa ação que reconhece os resultados da nossa Segurança Pública. Vamos celebrar esse momento de trabalho, conquistas e entregas que a Paraíba vive”, pontuou.
A Poinsp oferecerá consultas em especialidades como Alergologia, Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Hematologia, Infectologia, Mastologia, Medicina do Trabalho, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Nutrologia, Oftalmologia, Oncologia Clínica, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria Geral, Proctologia, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. O superintendente da PB Saúde, Jhonny Bezerra, destacou a qualidade do atendimento. “A PBSaúde assinou contrato de gestão com a Secretaria de Segurança e Defesa Social para gerenciar esse importante equipamento que vai atender todos os profissionais da área da Segurança, com uma estrutura totalmente informatizada, onde o usuário poderá agendar sua consulta e seu exame pelo aplicativo. Serão cerca de 80 mil profissionais e dependentes que terão acesso ao serviço”, explicou.
Os atendimentos, que começaram no início desta semana, podem ser agendados pela plataforma da Poinsp, que também inclui o serviço de atendimento psicológico online via Escuta Susp, programa coordenado pela Senasp/Ministério da Justiça e Segurança Pública. O diretor-geral da Poinsp, coronel Jales Menezes, anunciou planos de expansão. “Em um futuro próximo, vamos iniciar as endoscopias, colonoscopias, ainda teremos tomógrafo, aumentando esse leque de atendimentos. Cuidando dos profissionais de Segurança Pública, vamos ter uma melhor qualidade de prestação de serviço para a população paraibana”, disse.
A cerimônia contou com a participação do deputado estadual João Gonçalves e de auxiliares do governo, como João Alves (secretário da Administração Penitenciária), Wilson Filho (secretário da Educação), coronel Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar), coronel Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros), André Rabelo (delegado-geral da Polícia Civil), João Paulo Barros (secretário executivo da Administração Penitenciária), Renata Nóbrega (secretária executiva da Saúde), Isaías Gualberto (superintendente do Detran-PB), coronel Ronildo Souza (subcomandante-geral da Polícia Militar), coronel Lucas Severiano (subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros), coronel Marques Júnior (chefe da Casa Militar do Governador), coronel Lamark Donato (secretário executivo da Segurança e da Defesa Social) e Fábio Barros (secretário executivo da Comunicação Institucional).
Fonte: Secom-PB