Até esta quinta-feira (9), o Centro de Convenções de Campina Grande sedia a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS). Com o tema “20 anos do Suas: construção, proteção social e resistência”, o evento, iniciado nessa terça-feira (7), reúne gestores, profissionais, trabalhadores, usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), pesquisadores de universidades federais e estaduais, parlamentares e membros do Conselho de Assistência Social.
O objetivo da conferência é consolidar as deliberações das conferências municipais, promovendo ampla participação de trabalhadores, usuários e gestores do Suas para aprofundar o debate sobre os 20 anos de implementação do sistema. Durante a abertura, a secretária da SEDH, Pollyanna Werton (PSB), destacou a relevância da Assistência Social nas decisões nacionais. “Ela não é política compensatória, é política de cidadania, transformação e dignidade. Então, que cada fala, cada proposta e cada experiência aqui apresentadas contribua para o avanço de políticas públicas que garantam dignidade, equidade e justiça social a todas e todos”, afirmou.
Leia também
Paraíba inaugura sala de Registro Civil no Hospital da Mulher e lança campanha pela cidadania desde o nascimento
A conferência também serve como preparação para a 14ª Conferência Nacional, marcada para 6 a 9 de dezembro, em Brasília. O presidente do CEAS/PB, biênio 2025/2027, Alexandro Oliveira (Badaró), enfatizou a importância do evento. “Trata-se de um momento ímpar para a política da Assistência na Paraíba, para que os delegados eleitos aqui possam reunir e levar nossas sugestões à 14ª Conferência Nacional, em Brasília, onde serão deliberadas as propostas que devem ser colocadas em execução e, assim, beneficiar quem de verdade precisa: os usuários da Assistência Social”.
Na palestra magna, o conselheiro nacional de Assistência Social, Edgilson Tavares, lembrou a origem democrática do Suas. “O Suas surgiu na conferência nacional, por deliberação de usuários, de trabalhadores, de entidades e representantes governamentais”, destacou. Ele reforçou o papel das conferências como espaços de diálogo e luta. “No Brasil, as políticas públicas são decididas escutando o povo. Depois das eleições, do nosso direito ao voto, as conferências são, sem dúvida, as maiores festas da democracia. Portanto, aqui, é para dialogar com o Governo. Porque conferência é espaço de luta! Então, exercitem o direito da palavra!”.
A usuária do Suas, Benedita Tavares de Oliveira, também celebrou a representatividade do evento. “Porque aqui estão os representantes que podem levar as nossas propostas para que elas sejam aprovadas”, disse, destacando a importância do momento para promover respeito, dignidade, moralidade, honestidade e cidadania.
A 15ª Conferência Estadual aborda cinco eixos temáticos voltados para a construção e o aprimoramento da política de Assistência Social, com foco na garantia de direitos socioassistenciais para toda a população. As discussões visam fortalecer o Suas e propor melhorias que atendam às necessidades dos usuários, consolidando a Assistência Social como ferramenta de transformação e justiça social.
Fonte: Secom-PB