ads
Geral - -
Megaoperação contra Comando Vermelho deixa 6 mortos em confrontos no Rio de Janeiro
Termômetro da Política
Compartilhe:

Uma megaoperação integrada contra o Comando Vermelho (CV) sacudiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10), resultando na morte de pelo menos seis suspeitos em confrontos com a polícia. A ação, que mobilizou diversas forças de segurança, ocorreu em 15 comunidades e bairros, um dia após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como chefe do tráfico nas comunidades de Gardênia Azul e Chacrinha.

Oficial do Bope em ação na Operação Contenção
Oficial do Bope em ação na Operação Contenção (Foto: Divulgação/PMERJ)

A operação, parte da iniciativa permanente chamada Operação Contenção, visa desarticular a estrutura financeira, logística e operacional do CV, além de prender traficantes que atuam na região. “Desde abril, 98 criminosos foram capturados e outros 10 foram neutralizados em confronto”, informou a Polícia Civil.

Confrontos e mortes no Morro do Juramento

Os seis óbitos registrados na madrugada desta sexta-feira ocorreram no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, equipes do 41º BPM (Irajá) foram recebidas a tiros durante a incursão, resultando em confronto e na morte de seis homens.

Áreas-alvo da operação

A megaoperação abrangeu diversas comunidades e bairros, com a participação de diferentes unidades policiais. As áreas e respectivas forças mobilizadas incluem:

  • Bateau Mouche (Praça Seca): Batalhão de Choque
  • Chacrinha (Praça Seca): Batalhão de Choque
  • Cidade de Deus: Bope
  • Complexo da Mangueirinha (Duque de Caxias): 15º BPM (Caxias)
  • Gardênia Azul: Bope
  • Morro da Caixa D’Água (Quintino): Batalhão de Choque
  • Morro do Banco (Itanhangá): Polícia Civil
  • Morro do Dezoito (Água Santa): 3º BPM (Méier)
  • Morro do Jordão (Taquara): Batalhão de Choque
  • Morro do Juramento (Vicente de Carvalho): 41º BPM (Irajá)
  • Muzema (Itanhangá): Polícia Civil
  • Pendura-Saia (Praça Seca): Batalhão de Choque
  • Rio das Pedras: Polícia Civil (comunidade dominada por milícia)
  • Tijuquinha (Itanhangá): Polícia Civil
  • Vila Kennedy: 14º BPM (Bangu)

Impactos na comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde informou que uma clínica da família na região de Rio das Pedras manteve o atendimento à população, mas suspendeu as visitas domiciliares devido à operação.

Morte de Matuê e o impacto estratégico

Na quinta-feira (9), Ygor Freitas de Andrade, o Matuê, foi morto em confronto com a Polícia Civil, junto com dois seguranças, ao reagirem a tiros durante uma abordagem. Matuê, que tinha três mandados de prisão em aberto, era investigado por coordenar invasões do CV em comunidades da Zona Oeste e por envolvimento na morte do policial civil José Antônio Lourenço, em maio. Ele também teria participado de um confronto em agosto que deixou seis mortos.

“Estávamos monitorando esse marginal há muito tempo. Hoje [quinta-feira], foi feita uma operação cirúrgica para capturá-lo”, declarou o chefe da Polícia Civil, Felipe Curi. “No momento da abordagem, ele e os seguranças reagiram e foram neutralizados.”

Curi destacou que a comunidade da Chacrinha funciona como uma base estratégica do Comando Vermelho, sendo um ponto de partida para a expansão da facção na Zona Oeste.

A Operação Contenção segue com o objetivo de enfraquecer o CV, que enfrenta ações contínuas das forças de segurança para conter sua influência no Rio de Janeiro.

Com informações do portal g1.

Compartilhe: