Geral - -
Cícero assina termo de adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação
Termômetro da Política
Compartilhe:

A cidade de João Pessoa deu um passo significativo rumo à modernização da gestão pública ao aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Governo Federal. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Cícero Lucena (sem partido) nessa sexta-feira (10), em solenidade realizada no Hospital Napoleão Laureano, no bairro de Jaguaribe, com a presença da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A iniciativa coloca a capital paraibana entre os cinco primeiros municípios do País a integrarem o programa, que já conta com a participação de 22 estados.

Iniciativa do prefeito Cícero Lucena coloca a Capital paraibana entre os cinco primeiros municípios do País a integrarem o programa
Iniciativa do prefeito Cícero Lucena coloca a Capital paraibana entre os cinco primeiros municípios do País a integrarem o programa (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

A adesão ao PNGI garante a João Pessoa acesso a um portfólio com mais de 30 soluções voltadas para a transformação digital, modernização das compras públicas e capacitação de servidores municipais. Durante o evento, o prefeito destacou o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida da população. “Demonstra, de forma concreta, que quando se tem o objetivo de trabalhar para melhorar a vida da população, aparecem pessoas que colaboram para que possamos cumprir nosso papel. Já temos avançado nessa área, com a Inovatec, desenvolvendo projetos e ações na iluminação pública e tecnologia”, afirmou Cícero Lucena.

Reforço à saúde e cooperação federativa

Além da adesão ao PNGI, a solenidade marcou o anúncio da cessão de um imóvel da União à Capital paraibana. Inicialmente destinado à construção de uma maternidade, o espaço será cedido ao Hospital Napoleão Laureano, referência no tratamento oncológico, fortalecendo a rede de atendimento ao câncer em João Pessoa. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública e a colaboração com instituições de relevância social.

Leia também
Bitcoin despenca após anúncio de Trump sobre tarifas de 100% contra a China

A ministra Esther Dweck enfatizou a importância da cooperação federativa para o sucesso do programa. “Entendemos que esse trabalho tem um objetivo comum, que é fazer com que a gestão pública seja capaz de transformar a vida das pessoas. Queremos que o Estado brasileiro seja, cada vez mais, uma parte da solução dos nossos problemas, que seja inovador e inclusivo. Juntos, lado a lado, conseguimos melhorar a vida da população, do estado da Paraíba e de todo o Brasil”, ressaltou.

Apoio técnico e alinhamento com a população

A implementação do PNGI em João Pessoa contará com acompanhamento técnico permanente do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Dois gerentes de relacionamento da Diretoria de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação (Dinov/Seges) atuarão em parceria com a Assessoria Especial de Cooperação Federativa (AECF) da Prefeitura, apoiando a seleção e aplicação das soluções mais adequadas às prioridades locais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), também presente no evento, destacou o impacto de parcerias intergovernamentais na qualidade da gestão pública. “Sou um grande defensor dessas parcerias entre os municípios, os estados e a União, para que cada vez mais, falando uma só língua, tenhamos um alinhamento na administração pública que tem a população como foco e objetivo de trabalho”, afirmou.

Fonte: PMJP

Compartilhe: