Cabo Verde escreveu um capítulo inédito em sua história ao se classificar pela primeira vez para a Copa do Mundo de 2026, tornando-se o menor país em extensão territorial a garantir uma vaga no torneio. Com apenas 4.033 km², o arquipélago lusófono superou Trinidad e Tobago (5.128 km², participante em 2006) e agora detém o recorde. A classificação foi confirmada nesta segunda-feira (13) com uma vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni, na última rodada das Eliminatórias Africanas, após um triunfo decisivo contra Camarões no último mês, que colocou os Tubarões Azuis na liderança de seu grupo.
Com cerca de 524 mil habitantes distribuídos por suas 10 ilhas, Cabo Verde também se destaca como o segundo país menos populoso a participar de uma Copa, ficando atrás apenas da Islândia, que tinha 334 mil residentes em 2018. A conquista vem na esteira de uma campanha histórica na Copa Africana de Nações de 2024, quando a seleção chegou às quartas de final, sendo eliminada pela África do Sul.
Como nação de língua portuguesa, Cabo Verde reforça a presença lusófona na Copa de 2026, ao lado do Brasil, já classificado, e de Portugal, com vaga praticamente garantida. O torneio caminha para igualar o recorde de 2006, quando Brasil, Portugal e Angola representaram a lusofonia. Outros países de língua portuguesa, como Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, não têm mais chances de classificação.
Leia também
Lula se encontra com papa Leão XIV no Vaticano e discute fé, desigualdade e desafios da COP30
A relação de Cabo Verde com o Brasil no futebol também tem histórias curiosas. Em 2006, a federação cabo-verdiana anunciou Ricardo Rocha como técnico, gerando confusão por muitos acreditarem se tratar do ex-zagueiro campeão mundial em 1994. Na verdade, era um homônimo brasileiro, que deixou o cargo em 2007. Mais recentemente, o atacante Alessio da Cruz, do Athletic Club, da Série B do Brasileirão, foi convocado para as Eliminatórias, mas não participou desta Data Fifa, acumulando quatro jogos pela seleção cabo-verdiana.
Cabo Verde é a terceira seleção estreante a garantir vaga na Copa de 2026, seguindo Uzbequistão e Jordânia, classificados pela Ásia. Até o momento, 22 dos 48 países participantes estão confirmados: Canadá, Estados Unidos e México (sedes); Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai (América do Sul); Argélia, Cabo Verde, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia (África); Austrália*, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão (Ásia); e Nova Zelândia (Oceania). O sorteio da fase de grupos está marcado para 5 de dezembro, nos Estados Unidos.
Com informações do portal Uol.