Geral - -
Prefeitura de João Pessoa intensifica ações de apoio à população em situação de rua e segurança alimentar
Termômetro da Política
Compartilhe:

A Prefeitura de João Pessoa tem ampliado esforços para atender à população em situação de rua e garantir segurança alimentar, por meio de uma rede integrada de serviços que promovem saúde, cidadania e dignidade. Coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), a Rede Municipal de Proteção Social inclui iniciativas como o Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), o programa Consultório na Rua e o aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, que permite à população solicitar atendimento do Ruartes.

Consultório na Rua atende cerca de 3 mil pessoas com seis equipes multiprofissionais, totalizando 1.200 atendimentos mensais (Foto: Letícia Beatriz/PMJP)

Atendimento à população em situação de rua

O Centro Pop, espaço de convivência e referência, oferece atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de socialização e serviços como café da manhã (50 por dia), almoços (120 diários), banhos, lavagem de roupas e descanso, beneficiando cerca de 30 pessoas diariamente. Em 2023, o serviço cadastrou 523 novos beneficiários, incluindo 12 famílias de outros estados e do exterior.

Leia também
Juiz paraibano é denunciado por suposta prática de racismo religioso no exercício da magistratura

A coordenadora do Centro Pop, Maria Amparo dos Santos Machado, destacou: “O Centro Pop é declaradamente o porto seguro das pessoas que se encontram em situação de rua. É lá onde elas resgatam a cidadania. É gratificante ver o tamanho da alegria quando um usuário recebe uma certidão de nascimento, uma identidade, quando são inseridos em cursos. Até um banho que eles tomam na unidade faz uma grande diferença.” Para 2025, o Centro Pop está ampliando suas atividades com sessões de cinema à tarde, promovendo lazer e inclusão.

O Ruartes, primeira etapa de contato com a população em situação de rua, realiza abordagens sociais e busca ativa com uma equipe multiprofissional, identificando necessidades e encaminhando para serviços de saúde, emissão de documentos, acolhimento institucional, contato familiar ou retorno à cidade de origem.

Já o Consultório na Rua, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende cerca de 3 mil pessoas com seis equipes multiprofissionais, totalizando 1.200 atendimentos mensais. “A estratégia do Consultório na Rua tem como objetivo ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade social e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, explicou a coordenadora Luana Alves.

As equipes, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, agentes e assistentes sociais, mapeiam territórios e realizam atendimentos in loco, com agendamentos e encaminhamentos quando necessário. A população pode solicitar atendimentos pelo aplicativo ou pelos números (83) 98825-0804 e (83) 3213-7622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Segurança alimentar em foco

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) distribuiu, de janeiro a setembro de 2025, 1,2 milhão de refeições por meio dos Restaurantes Populares do Varadouro e Mangabeira e das seis Cozinhas Comunitárias localizadas nos bairros dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza.

As Cozinhas Comunitárias, parte do programa ‘Bora Comer’, serviram 685 mil refeições gratuitas (almoço e jantar) e oferecem até 600 refeições diárias por unidade, funcionando também como centros de convivência com cursos e oficinas. A secretária Norma Gouveia destacou: “Nosso trabalho é garantir que as pessoas que precisam tenham sua refeição garantida. A segurança alimentar é uma das prioridades da Prefeitura de João Pessoa, e cada refeição servida representa um cuidado com a vida das pessoas e com o futuro das nossas comunidades.”

Os Restaurantes Populares forneceram 515 mil refeições balanceadas a R$ 1, com cardápios variados que seguem as diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), superando o valor calórico diário recomendado. A Prefeitura está construindo novas Cozinhas Comunitárias em Mandacaru, Cruz das Armas, Alto do Mateus e Complexo Beira Rio, além de um novo Restaurante Popular no Castelo Branco, voltado para universitários em vulnerabilidade.

O programa ‘Pão e Leite’ atende 14 mil famílias com R$ 70 mensais, utilizáveis em 135 estabelecimentos credenciados, enquanto o Banco de Alimentos distribuiu 350 toneladas de alimentos em 2025, beneficiando instituições sociais e famílias vulneráveis.

A integração de secretarias como Saúde, Habitação e Educação reforça as políticas públicas da Prefeitura, consolidando João Pessoa como referência em proteção social e inclusão.

Com informações da PMJP.

Compartilhe: