O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), participou na manhã deste sábado (18) da abertura oficial do “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação 2025, realizada no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios sob o lema “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força”, visa atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos até 31 de outubro.
Lucas Ribeiro enfatizou a importância da mobilização para ampliar a cobertura vacinal no estado. “Fortalecer a vacinação é proteger vidas e o futuro da nossa gente. Hoje, ao realizar o Dia D da multivacinação em Queimadas, reforçamos o esforço conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para ampliar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou.
Leia também
Lula defende integração latino-americana e critica “fala grossa” de líderes estrangeiros
O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, destacou o papel da Paraíba na campanha: “Estamos retomando as altas coberturas vacinais e fortalecendo a confiança da população nas vacinas, que são sinônimo de proteção, prevenção e cuidado. É muito bom ver a Paraíba como referência nesse trabalho conjunto para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique sem vacina.” A campanha mobilizou 909 postos de vacinação em todo o estado neste sábado, com o objetivo de aumentar a proteção contra doenças imunopreveníveis.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, reforçou o engajamento dos 223 municípios paraibanos. “Os 223 municípios estão engajados. A meta é vacinar 200 mil pessoas apenas neste Dia D, fortalecendo uma campanha que começou ainda em fevereiro, antes mesmo da mobilização nacional”, destacou. Além da vacinação, o evento em Queimadas ofereceu serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea, além de atividades para crianças, com lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.
A prefeita de Queimadas, Delúsia Barros, celebrou a parceria com o governo estadual: “Esse Dia D mostra o quanto nosso município, em parceria com o Governo do Estado, consegue levar serviços de qualidade para todos, fortalecendo a atenção à saúde em toda a cidade.” O evento contou também com a participação do deputado federal Wilson Santiago e da diretora geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, neste sábado (18), o Dia D de Multivacinação com foco na proteção contra o Sarampo e HPV. A ação, que se estendeu por todo o estado – em 909 postos de vacinação – aplicou 51.200 doses, sendo 9.584 doses para sarampo; 3.436 doses para HPV e 38.180 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação. A abertura oficial foi realizada no Mercado Público de Queimadas, no Agreste paraibano. A Campanha Nacional de Multivacinação é uma ação do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, e tem como lema “Vacinar é cuidar de quem você ama – Vacinar é a nossa força”.
Os cinco municípios que mais vacinaram, neste Dia D, foram: João Pessoa (8.155 doses); Campina Grande (4.664 doses); Santa Rita (2.309 doses); Mamanguape (1.345 doses) e Bayeux (1.303 doses).
Na abertura do evento, o governador em exercício Lucas Ribeiro destacou a união de esforços para ampliar a vacinação em todo o estado. “Neste Dia D reforçamos o esforço conjunto entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal e os municípios para ampliar a cobertura vacinal. A vacina sempre foi um gesto de amor, de cuidado e de responsabilidade”, afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, lembrou que – com o Dia D de hoje – já foram realizados cinco este ano. “Com essas ações – somente em 2025 – foram mais de 200 mil doses aplicadas em todo estado. A Paraíba é referência no país e a gente agradece o apoio de todos os municípios, do Cosems e de toda equipe da SES. Vamos juntos proteger a população contra as doenças imunopreveníveis – podem ser evitadas através da vacinação”, disse.
Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a parceria entre o governo federal e o governo estadual faz toda a diferença no resultado das campanhas. “Com isso, quem ganha é o povo paraibano e essa mobilização é fundamental porque vacina protege; vacina previne; vacina é um ato de cuidado”, pontuou.
A manicure Carla Gomes Maciel, 25, moradora da cidade de Queimadas, aproveitou o “Dia D” de Multivacinação para atualizar sua caderneta de vacinação. “Tomei as vacinas contra o sarampo e a gripe – influenza. Esse movimento é muito importante porque a saúde é o bem mais valioso da nossa vida”, declarou.
Durante o evento, a população de Queimadas também pôde contar com serviços de saúde e cidadania, como coleta móvel de sangue do Hemocentro, odontomóvel, aferição de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea. A programação contou ainda com atividades voltadas às crianças, incluindo distribuição de lanches, pipoca, algodão-doce, brinquedos e apresentações culturais.
O taxista Derly Teles da Silva, 41, também morador de Queimadas, aproveitou para doar sangue no veículo de coleta itinerante do Hemocentro da Paraíba. Ele é doador. “Doar sangue é um ato de carinho e de amor ao próximo. Todo ano eu faço a doação duas ou três vezes. Toda vez, penso que, naquele momento, tem muita gente precisando e que o meu ato vai salvar vidas. E hoje foi um dia especial porque, geralmente, eu saio do meu município para fazer a doação em Campina Grande. Mas, dessa vez, fiz em casa. Muito boa essa ação”, elogiou.
A ação que teve como foco a atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos, faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até o próximo dia 31 de outubro.
Fonte: Secom-PB