O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira (23), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 na Página do Participante. O documento inclui informações essenciais, como número de inscrição, data, hora, local de prova e, quando aplicável, a indicação de atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.

As provas do Enem 2025 serão aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, nos dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da Federação. No entanto, em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que coincidirá com as datas regulares. O Cartão de Confirmação para essas cidades será liberado posteriormente na Página do Participante.
Leia também
Página do Participante do Inep: guia completo para acessar e acompanhar o Enem 2025
No primeiro dia do Enem, os candidatos realizarão a prova de redação, além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias, com 45 questões por área do conhecimento.
Para apoiar os estudantes na reta final, o MEC lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que oferece simulados por área do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço, como vídeos e apostilas, e um assistente virtual. Além disso, em parceria com o YouTube, o MEC disponibilizou, na terça-feira (21), uma série de videoaulas no canal do MEC e do YouTube Edu, focada na redação do Enem, abordando desde a interpretação de textos até a construção do texto, com ênfase nas competências avaliadas.
Os candidatos também podem consultar a nova edição da cartilha A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante, que detalha a Matriz de Referência da redação e apresenta amostras comentadas de textos com altas notas no Enem 2024, ajudando na compreensão dos critérios de avaliação.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições públicas e privadas utilizam as notas do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, os resultados individuais podem ser aproveitados em instituições portuguesas com convênios com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros à educação superior em Portugal.
Fonte: Gov.br