A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton (PSB), abriu nesta quarta-feira (22) o Encontro Regional Descentralizado do Fonseas Nordeste 2025, em João Pessoa, enfatizando o papel central do Nordeste na construção de políticas públicas de assistência social. Sediado no Verdegreen Hotel, o evento, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), segue até esta quinta-feira (23) e reúne representantes de Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará e Maranhão.
Com o tema “O protagonismo dos Estados e as diversidades regionais nos 20 anos de consolidação do Suas: pacto federativo, desenvolvimento e combate às desigualdades regionais”, o encontro reforça a importância da cooperação entre os estados para fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Durante sua fala, Pollyanna destacou o compromisso do Nordeste com o pacto federativo e a riqueza cultural da região. “É fundamental dar protagonismo ao Nordeste, considerando a riqueza cultural do nosso povo, de nossas terras e o quanto ainda temos a avançar e contribuir. O Nordeste é um povo só, com muitos costumes, mas com uma generosidade e acolhimento que nos unem. A Paraíba tem muita honra em receber este encontro e em construir, junto aos demais estados, um SUAS fortalecido e comprometido com a emancipação das pessoas”, afirmou.
A secretária também destacou que a eliminação das desigualdades sociais e a promoção da autonomia dependem da atuação dos estados na consolidação das políticas públicas. “Essa construção de um Suas fortalecido no Nordeste é uma tarefa nossa. O protagonismo dos gestores e das pessoas que fazem parte dessa história é o que garante que a assistência social continue sendo um instrumento de transformação e justiça social”, completou.
O Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (Fonseas) é uma instância que reúne os titulares das pastas de Assistência Social dos estados brasileiros. Seu objetivo é articular, propor e fortalecer políticas públicas no âmbito do Suas, promovendo a cooperação entre os entes federativos, a defesa dos direitos socioassistenciais e o combate às desigualdades regionais, consolidando o papel dos estados na construção de um Brasil mais justo e inclusivo.
Fonte: Assessoria de imprensa