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Concurso PC RS: edital com 720 vagas para escrivão e inspetor é publicado; confira aqui
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Nesta sexta-feira (24), o Diário Oficial do Rio Grande do Sul publicou o edital do novo concurso da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC RS), ofertando 720 vagas para as carreiras de escrivão e inspetor. As inscrições abrem no dia 27 de outubro e seguem até 26 de novembro, pelo site da Fundatec, banca organizadora, com taxa de R$240,84. Candidatos com deficiência e renda mensal de até um salário-mínimo e meio podem solicitar isenção da taxa entre 30 de outubro e 6 de novembro.

Concurso Polícia Civil RS: 720 vagas estão divididas igualmente: 360 para escrivão e 360 para inspetor
720 vagas estão divididas igualmente: 360 para escrivão e 360 para inspetor (Foto: Divulgação/Governo do RS)

Distribuição das vagas

As 720 vagas estão divididas igualmente: 360 para escrivão e 360 para inspetor. A distribuição considera cotas para inclusão: “escrivão de polícia: 258 vagas para a ampla concorrência; 36 vagas para pessoas com deficiência (PcD); 58 vagas para pessoas negras; quatro vagas para pessoas trans; e quatro vagas para pessoas indígenas”; “inspetor de polícia: 258 vagas para a ampla concorrência; 36 vagas para PcDs; 58 vagas para pessoas negras; quatro vagas para pessoas trans; e quatro vagas para pessoas indígenas”. Para ambas as carreiras, é exigido nível superior completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” até a data da posse. O salário inicial é de R$7.299,54 para uma jornada de 40 horas semanais.

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Etapas do concurso

Os candidatos serão avaliados por cinco etapas: prova de capacitação intelectual (objetiva e redação), Teste de Aptidão Física (TAF), avaliação de aptidão psicológica e psiquiátrica, exame de saúde e sindicância de vida pregressa. As provas objetiva e de redação estão marcadas para 18 de janeiro de 2026, em Porto Alegre e/ou Região Metropolitana, em dois turnos: pela manhã, Língua Portuguesa e redação; à tarde, Conhecimentos Específicos.

A prova objetiva terá 100 questões de múltipla escolha, abrangendo: Língua Portuguesa (30 questões), Informática (15 questões), Raciocínio Lógico (10 questões), Contabilidade Geral (8 questões), Estatística (8 questões), Direito Penal (5 questões), Direito Processual Penal (5 questões), Direito Constitucional (5 questões), Direito Administrativo (5 questões), Direitos Humanos (5 questões) e Legislação Estatutária (4 questões). Para aprovação, é necessário acertar pelo menos 18 questões de Língua Portuguesa e 50 de Conhecimentos Específicos. A redação, aplicada no mesmo dia, deve ter entre 35 e 50 linhas, valendo 20 pontos, com nota mínima de 12 para habilitação.

Teste de Aptidão Física

Os 2.160 candidatos mais bem classificados (1.080 por cargo, sendo 777 da ampla concorrência, 108 PcD, 173 pessoas negras, 11 pessoas trans e 11 pessoas indígenas) serão convocados para o TAF, que avaliará condições físicas por meio de: flexão abdominal (38 para homens e 32 para mulheres em 60 segundos); flexão de braço na barra fixa para homens (6 repetições) e isometria na barra para mulheres (32 segundos); impulsão horizontal (1,80 m para homens e 1,40 m para mulheres); e corrida de 12 minutos (2.400 m para homens e 2,100 m para mulheres).

Validade e concurso para delegado

O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período. Além disso, a PC RS está com edital aberto para 30 vagas de delegado, com inscrições até 12 de novembro e prova em 21 de dezembro. Para concorrer, é necessário nível superior em Direito, CNH categoria “B” ou superior e três anos de atividade jurídica ou policial até a posse, com salário de R$23.334,43. A taxa de inscrição é de R$270,84, também pelo site da Fundatec.

Confira o edital

Com informações do portal QConcursos.

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