Geral - -
Lais Lúcio participa de evento em escola de João Pessoa: “Reconhecimento da importância da literatura infantil”
Laura de Andrade
Compartilhe:

Quem nunca leu um livro e pensou quanto seria legal conhecer o autor da obra? A professora Janny Sales, da Escola Sucesso Comecinho do Saber, de João Pessoa, convidou Lais Lúcio, autora do livro “O rei na barriga”, da Editora Termômetro, para participar da Feira de Ciências da escola e conversar com as crianças. O evento, que aconteceu em setembro, incentivou os alunos a estudarem tanto a obra, quanto a biografia da autora. “As mães estavam mais ansiosas do que as crianças. E todos os dias as crianças perguntavam ‘Tia, hoje que ela vem? Tia, hoje que ela vem?’”, disse Janny Sales.

Lais Lúcio (à esq.) classificou a experiência como enriquecedora (Foto: Divulgação)

Durante o mês de setembro, ou antes de chegar o “grande dia”, como classificou a professora, os alunos realizaram pesquisas sobre a obra e prepararam uma apresentação especial para pais e visitantes da Feira. 

“Trabalhamos a biografia dela [de Lais Lúcio] e trabalhamos o livro dela, que os alunos adquiriram os exemplares. E foi assim algo que os meninos jamais esperavam, não só para as crianças, como para mim também, que eu também nunca tive acesso a ficar tão próximo alguém que tivesse escrito um livro, uma escritora, uma autora, quanto para as mães”, contou Janny.

O evento foi dividido em partes: enquanto alguns estudantes falaram sobre alfabetização e letramento, outros abordavam questões sobre a autora e o processo de escrita. Uma delas também ficou responsável por apresentar brevemente o tema do livro O rei na barriga.

Veja também
A esquerda precisa falar com os evangélicos

Durante a apresentação, as crianças se revezavam em grupos. A cada novo grupo de pais que chegava à sala, elas refaziam a apresentação, momento em que Lais Lúcio também compartilhava curiosidades e outras informações relevantes com os pequenos. Chegando ao final do evento, a autora autografou os exemplares de O rei na barriga, conversou com os alunos e a família, além de tirar fotos para registrar o momento especial.

“Foi uma experiência emocionante e gratificante perceber que, apesar de ainda ser uma escritora pouco conhecida, aquelas crianças demonstraram a mesma dedicação que turmas que estudaram autores mundialmente reconhecidos. Ser colocada junto a esses autores foi um reconhecimento do valor do meu trabalho e da importância da literatura infantil”, disse Lais Lúcio.

A professora Janny Sales também celebrou o sucesso do evento. “Foi uma tarde maravilhosa, enriquecedora para o nosso trabalho, para o conhecimento das crianças. Recebemos muitos elogios dos pais, mensagens no grupo da escola… eu fiquei surpresa com o reels que ela fez, que ficou maravilhoso”, finalizou a professora.

Sobre o livro

Bárbara era uma criança que, à medida que crescia, se tornava cada vez mais exigente. Não dividia os brinquedos, os pais procuravam a educação que lhe fora dada e não encontravam. É que ela, na verdade, vivia com um rei cheio de vontades dentro da barriga, como se tudo girasse em torno dele. A história fica ainda mais legal na festa do próximo aniversário.

O rei na barriga é a quarta publicação de literatura infantil da Editora Termômetro. A obra teve diagramação e projeto gráfico de Luyse Costa, revisão de Luísa Gadelha e foi impressa pela Gráfica JB com papel produzido a partir de fontes responsáveis.

Sobre a autora

Patoense que vive em João Pessoa, Laís Lúcio se formou em Letras – Português pela Universidade Federal da Paraíba. Vive rodeada de crianças: seus filhos, sua enteada e muitos alunos. Faz parte do coletivo de escrita Lampejo, estuda literatura e escrita criativa e ama escrever, principalmente para gente pequena. É autora da obra “Um livro sobre como ler um livro” (2023, Editora Asinha).

Sobre a editora

A Editora Termômetro já publicou quatro livros infantis: “O burrinho e a troca dos brinquedos”, “Zupt!”, “Quem vai chegar primeiro?” e “O rei na barriga”. 

Saiba mais em www.editoratermometro.com.br

Compartilhe: