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Governo da Paraíba inaugura balcão digital para facilitar acesso a serviços públicos
Termômetro da Política
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O Governo da Paraíba inaugurou, nessa segunda-feira (3), o primeiro Balcão Paraíba Digital, um espaço dedicado a auxiliar os cidadãos no acesso a serviços digitais. Localizado na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, na capital paraibana, o balcão permite o atendimento presencial para cerca de 730 serviços oferecidos pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal, facilitando a vida de quem enfrenta barreiras no mundo online.

Novo espaço em João Pessoa oferece suporte presencial a 730 serviços online, promovendo inclusão digital para cidadãos com dificuldades tecnológicas (Foto: Divulgação/Secom-PB)

A iniciativa é promovida pela Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (SEMTD), ligada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio das Casas da Cidadania. A ação atende aos termos do Acordo de Cooperação Técnica assinado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, visando unificar e democratizar o acesso a esses recursos.

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A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton (PSB), destacou que a população enfrenta dificuldade em equacionar o tempo para ir aos órgãos do Governo em busca de serviços. “O Governo entendeu ser necessário unificar os cerca de 732 serviços em uma plataforma digital para que o cidadão possa ter acesso através dos equipamentos na Casa da Cidadania, mas também na própria casa. Por meio do Balcão Paraíba Digital é possível acessar serviços como a renovação da Carteira Nacional de Habilitação, Programa Sociais, Cartão de Alimentação. As mulheres vítimas de violência também conseguirão denunciar através do Paraíba Digital”, afirmou Pollyanna.

Com pontos de apoio direto ao cidadão, o Balcão Paraíba Digital tem como foco promover a inclusão digital e social, além de oferecer orientação presencial humanizada para facilitar o uso de plataformas online. O público-alvo abrange especialmente idosos, pessoas sem acesso à internet e com baixa alfabetização digital, que precisam de suporte para serviços do Governo da Paraíba ou para o Gov.br.

A secretária de Modernização e Transformação Digital, Jaqueline Gusmão, ressaltou o objetivo do novo serviço. “A intenção do Balcão de Atendimento aos Cidadãos é fazer um letramento digital, que é um dos conceitos de um governo digital completo. Ou seja, fazer com que o cidadão, aqueles que ainda têm alguma dificuldade em acessar as plataformas de serviços, estejam seguros e aprendam a utilizar os meios digitais”, observou a secretária.

O espaço opera de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois atendentes por turno. Durante o atendimento, os cidadãos podem receber orientação sobre o uso do Portal do Governo Digital da Paraíba, criar ou recuperar contas no Gov.br e solicitar diversos serviços estaduais disponíveis on-line, acessíveis pelo Portal Paraíba Digital (https://paraibadigital.pb.gov.br).

Fonte: Secom-PB

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