Geral - -
Prefeitura de João Pessoa entrega equipamentos de ponta ao Instituto Cândida Vargas e fortalece cuidados a prematuros
Termômetro da Política
Compartilhe:

Em meio às ações do Novembro Roxo, dedicado à conscientização sobre a prematuridade, o prefeito Cícero Lucena visitou nesta quarta-feira (5) o Instituto Cândida Vargas (ICV), referência em saúde materno-infantil da capital paraibana, onde entregou 60 novos equipamentos hospitalares. O investimento de R$ 2,2 milhões visa aprimorar o atendimento a recém-nascidos de baixo peso e prematuros, garantindo avanços na sobrevivência e no cuidado neonatal.

Maternidade Cândida Vargas tem registrado avanços expressivos na assistência a prematuros
Prefeito Cícero Lucena visitou nesta quarta-feira o Instituto Cândida Vargas (Foto: Sérgio Lucena/PMJP)

“A gestação foi uma surpresa, porque logo no começo tive um sangramento e achei que iria perder o bebê. Foi nesse momento que descobri que eram gêmeos. Fiquei muito feliz! Hoje, só peço a Deus que meus filhos cresçam com muita saúde”. O depoimento de Ellyonai Thayane, mãe de gêmeos prematuros nascidos no ICV, ilustra o impacto das melhorias na unidade. Histórias como a dela, marcadas por desafios iniciais e finais felizes, são o foco das ações que fortalecem a estrutura da maternidade.

Leia também
Cícero Lucena abre aula inaugural para formação de 52 novos agentes de mobilidade urbana e garante auxílio

“Neste momento, entregamos uma incubadora que possibilitará o tratamento de recém-nascidos a partir de 25 a 27 semanas de gestação, oferecendo esperança de vida a crianças com baixo peso. Adicionalmente, estamos implementando um sistema de videolaparoscopia 4K — tecnologia de ponta inexistente até mesmo em hospitais particulares de João Pessoa —, demonstrando nosso compromisso em oferecer uma saúde pública de qualidade, equiparada ou superior à da rede privada”, afirmou o prefeito Cícero Lucena durante a cerimônia.

A Maternidade Cândida Vargas tem registrado avanços expressivos na assistência a prematuros. Entre 2021 e setembro de 2025, a unidade atendeu 20.266 nascidos vivos, dos quais 3.069 (15%) foram prematuros. Desses, 2.727 (89%) sobreviveram, resultado atribuído a uma assistência humanizada e especializada no cuidado neonatal.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prematuridade é a principal causa de mortalidade neonatal no mundo, o que reforça a necessidade de atenção especial desde o pré-natal. Nesse contexto, a Maternidade reafirma seu papel de referência na assistência materno-infantil, com o compromisso permanente de salvar vidas e assegurar um início de jornada digno e seguro para cada bebê.

“É com imensa alegria que reconhecemos e valorizamos cada vez mais a vida. Este é o local onde a vida se inicia, onde as crianças de João Pessoa nascem. Sinto profundo orgulho e, em cada oportunidade, comprometo-me a dar o meu melhor em prol da gestão. Continuaremos engajados em todas as iniciativas, seja no Outubro Rosa, Novembro Roxo ou em qualquer campanha, independentemente da cor ou tema. Todas contarão com o apoio da Prefeitura, com o objetivo de proteger e amparar a todos”, destacou o vice-prefeito Leo Bezerra.

“Novembro Roxo é um mês em que procuramos dar uma atenção especial aos prematuros nascidos na nossa maternidade. Esses novos equipamentos representam um avanço enorme para nós. Tivemos índices maravilhosos de sobrevivência ao longo dos anos e, entre 2021 e 2025, alcançamos quase 90% de taxa de salvamento de crianças prematuras. Infelizmente, cerca de 11% não resistiram, e é justamente para reduzir ainda mais essa mortalidade neonatal que estamos investindo em tecnologia de ponta. Esse conjunto de equipamentos é um dos mais modernos da Paraíba — apenas nós e um hospital particular de Campina Grande possuímos essa estrutura”, explicou o diretor do ICV, Quintino Regis.

Os equipamentos entregues incluem itens essenciais para o monitoramento e tratamento neonatal, como cardiotocógrafos, aparelhos de ultrassonografia e berços aquecidos, além de inovações como a bota pneumática, exclusiva do ICV na rede pública municipal.

Equipamentos entregues ao Instituto Cândida Vargas
Cardiotocógrafo; aparelhos de ultrassonografia; balança pediátrica; balança adulta; torre de sistema de vídeo endoscopia rígida; monitor multiparamétrico; medidor de cuff; CPAP neonatal; berço aquecido; unidade híbrida de incubadora e berço aquecido para cuidado intensivo neonatal; detector fetal; ventilador pulmonar eletrônico; aparelho de pressão arterial digital; termômetro sem contato; oxímetro de pulso; ventilômetro portátil; bota pneumática; bilirrubinômetro transcutâneo; centrífuga de bancada.

Fonte: PMJP

Compartilhe: